O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG), Cláudio Bastos, participou na manhã de terça-feira (05), da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Bárbara, município pertencente ao Pólo Sindical de Feira de Santana. Atualmente 410 sindicatos de trabalhadores e trabalhadores rurais estão filiados a FETAG e eles estão organizados em 18 pólos, distribuídos geograficamente em todo estado da Bahia.
“São os pólos que fazem a ponte entre os sindicatos, FETAG e a Central Sindical, facilitando uma pauta e uma agenda dinâmica do movimento. No caso de Feira de Santana, é o maior pólo da Bahia e está formado por mais de 30 municípios e aqui em Santa Barbara, fizemos questão de vir à posse, mesmo com uma intensa agenda em Salvador, pois, acompanhamos o Edfrance desde a primeira discussão em 2003, quando surgia seu nome para fazer parte do movimento sindical”, falou Cláudio Bastos.
Ao falar para o CN, Bastos lembrou a inclusão de Edfrancio de Jesus Oliveira na política e confessou o trabalho de incentivo que a FETAG vem fazendo para que os líderes rurais façam parte da política, inclusive se candidatando a cargos eletivos, a exemplo de Santa Barbara onde Edfrancio foi eleito em 2012 vice-prefeito e em 2016 colocou seu nome como candidato a prefeito ficando na segunda posição obtendo 48,33% dos votos válidos, perdendo a eleição com uma diferença de 156 votos.
Claudio também é sindicalista rural filiado ao PCdoB e tem seu nome cogitado para disputa de uma vaga na Assembléia Legislativa, mas o assunto vem sendo discutido com as bases, Citou nomes de lideranças rurais que foram eleitos prefeito, vice e vereadores em 2016, a exemplo de Retirolândia com Noé Silvestre Carneiro e Serra Preta com Braquistone Vagno Silva de Santana, ambos do PCdoB eleitos vice-prefeitos, antes de ingressarem na política, exerceram a presidência dos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais destes municípios.
Na área do pólo de Feira de Santana, foram eleitos vereadores Gilmar Carvalho de Lima (PCdoB – Santa Bárbara), Verônica da Silva Barbosa (PCdoB – Amélia Rodrigues), Jair Rodrigues Menezes (PCdoB – Pedrão), Renilda da Silva Santos (PCdoB – Água Fria) e Terezinha Conceição do Amor Divino, conhecida por Anne do Sindicado (suplente de vereadora pelo PCdoB em Governador Mangabeira), todos dirigentes sindicais.
Saiba mais sobre a posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santa Bárbara na reportagem de Villmara de Assis, rádio Calila News – Click e ouça