É oficial: o Vitória já tem a pior campanha como mandante da história do Brasileirão desde que a competição adotou o formato de pontos corridos com 20 clubes, em 2006. O “feito” foi alcançado após a derrota por 3×2 para o Atlético Paranaense, a 10ª em casa na competição, no dia 19.
Apesar da marca, o time tem a chance de usar o Barradão como trunfo para deixar a zona de rebaixamento. O estádio será palco de Vitória x Atlético Goianiense, domingo (29), às 17h.
Pior mandante da Série A, o rubro-negro somou nove pontos em casa, aproveitamento de apenas 20%. Em 15 partidas, perdeu dez, empatou três e venceu só duas, contra Atlético Mineiro e Ponte Preta, ambas no primeiro turno. O último triunfo foi no dia 2 de agosto, há quase três meses. Como o clube tem apenas mais quatro jogos a disputar no Barradão este ano, só é possível fazer mais 12 pontos lá. Logo, a pontuação máxima que pode ser alcançada é de 21 pontos em seus domínios.
Nos outros anos, o Vitória fez valer seu mando de campo. A melhor campanha foi em 2013, quando o Leão terminou na 5ª posição. Naquele ano, foram 39 pontos em casa (11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas). O atacante Dinei foi o terceiro artilheiro da competição, com 16 gols.
Em seguida, no topo do ranking, estão 2008 e 2009, ambos com 38 pontos. As campanhas desses dois anos foram idênticas: 11 triunfos, cinco empates e quatro derrotas.
Outras divisões
Nesse formato de competição, o Vitória esteve em sete das 12 edições da Série A. Em divisões inferiores, o time nunca deixou tanto a desejar em casa. Em 2006, por exemplo, quando estava na Série C, somou 32 pontos. Subiu para a segunda divisão e, em 2007, fez a 4ª melhor campanha como mandante, com 40 pontos.
A boa pontuação se repetiu em 2015, quando o time treinado pelo próprio Vagner Mancini também fez 40 pontos e garantiu o acesso. A pontuação só não foi superior à de 2012. Naquele ano, o time também disputou a Série B, somou 42 pontos em seus domínios e subiu. Em 2011, o Leão também estava na segundona e fez 38 pontos.
Fonte: Correio