A magia do Natal nas ruas incorporando o espírito do natalino através de lâmpadas, enfeites nos postes, árvores decoradas, além de prédios públicos e pórticos iluminados, tomou conta das cidades localizadas no território do sisal, Jacuípe e outras espalhadas pela Bahia.
Pintadas – Alegria do Natal no centro da cidade de Pintadas no Território do Jacuípe
Caldeirão Grande – Praça Edgard Pereira e Praça da Saudade
Itiúba – Tanque da Nação no centro da cidade ganhou bela decoração
TERRITÓRIO SEMI-ÁRIDO NORDESTE 2
A verdadeira cidade Luz do Sertão da Bahia tem sido Euclides da Cunha, tem quem chame ‘Gramado do Sertão’, comparando com Gramado no Rio Grande do Sul que atrai turistas do Brasil e cidades da America do Sul. Em Euclides o compromisso de organizar a cidade para este período a Prefeitura tem, independentemente de quem esteja no poder. Tem coral, Presépio, Casa do Papai Noel que encanta crianças e adultos, além de um espetáculo de luz por todo centro de cidade.
Nova Soure – Os bonecos de neve foi uma das atrações da praça principal.
TERRITÓRIO DO SISAL
O município de Araci é um dos mais caprichos em termo de ornamentação, a gestão pública sempre tem valorizado esse momento de encanto e alegria. Veja a Praça da Conceição como ficou atraente.
Barrocas – Com o objetivo de espalhar o clima natalino por toda a cidade, a prefeitura levou as decorações de Natal para todo centro da cidade e para principal Avenida ACM, entrada da cidade sentido a BA 411, saída para Serrinha. O prefeito José Jailson Lima (PMDB), mais conhecido com Jai, fez questão de supervisionar pessoalmente toda decoração no dia que acendeu a decoração e falou ao CN que era chegado o momento de reflexão, no qual somente ocorre se pensarmos nossos erros e acertos. “É chegada à comemoração do nascimento do menino Jesus aonde pedimos inspiração para atos corretos e misericórdia por nossos erros. O ano foi travado por lutas, mas a importância ‘dessas lutas’ é que elas foram para um bem comum”, externou Jai.
Em Santaluz a prefeita Quitéria Araújo afirma que decora a cidade por saber que deixa mais alegre encantando seu povo e atrai muitos visitantes. A Prefeitura fixou 260 figuras dos diversos símbolos natalinos, sendo 30 do próprio município, 50 alugadas e 140 doadas a titulo de empréstimo, além de árvores construídas pela própria equipe de eletricistas do município. “As decorações estão espalhadas em ruas, avenidas e praças do centro da cidade e nos distritos de Pereira, Sisalândia, Várzea da Pedra e Serra Branca”, disse a prefeita.
Cansanção – O clima natalino também tomou conta da cidade e o espaço entre o centro comercial e a praça da igreja matriz foi totalmente iluminada.
Coité – A decoração natalina em Conceição do Coité este e ano foi modesta, tradicionalmente são ornamentadas pelos menos três praças. Fonte Luminosa, Matriz e Babilônia. A Babi foi a unica a receber em alguns pontos. As duas outras nada faz lembrar o natal, ou melhor, a residencia da professora Rita que fica próximo a Fonte Luminosa tem sido o principal atrativo da cidade, pois, recebe centenas de pessoas que fotografam e filmam a bela ornamentação,tem até simulação de neve.
Quijingue – A ornamentação nas praças Hermógenes José da Silva e Jonas Rocha foram idealizadas pelas secretárias de Assistência Social, Carol Góis e de Transporte, Dilma Novais. Ao falar para o CN, Carol lembrou que o recente episódio que resultou no assassinato de um jovem estudante de engenharia que entristeceu o município e em cumprimento ao decreto que prevê redução de gastos públicos, a prefeitura não realizará festa na praça este ano, como estava previsto. “Por outro lado o prefeito decidiu adiantar o presente de Natal, na sexta-feira, dia 15, liberou internet gratuita 24horas na Praça Hermógenes José da Silva”, falou Carol.
Retirolândia – No território do sisal, foi a primeira decoração a ser acessa e o prefeito Vonte do Merim (PSC), falou ao CN que teve a preocupação de transmitir a alegria do natal às pessoas que passarem pela BA 120, “ iluminamos os contornos da cidade nos dois lados, e as avenidas de acessos ao centro da cidade. Cuidamos da Praça da Zebrinha e 27 de Julho. Natal é momento de alegria e confraternização”, falou o Social Cristão.
TERRITÓRIO DO JACUÍPE
A cidade de Riachão do Jacuípe, mais uma vez se destacou com a beleza da decoração da Praça Landulfo Alves. O idealizador da decoração foi o jovem Jefferson, mais conhecido por Binho.
A cidade de Pé de Serra, também se preparou para o natal e na praça do centro da cidade, onde ao seu entorno está localizado o centro comercial, também está totalmente decorado.
TERRITÓRIO VALE DO PARAMIRIM
As principais ruas de Macaúbas, Rio do Pires e Botuporã, estão decoradas com motivos natalinos, dando um clima especial de Natal para quem circula pela aquela cidade.
Em Macaúbas, o que vem atraído um grande público durante as noites é a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Rio do Pires, as pessoas se reúnem na Praça Ângelo Marques, onde o clima natalino contagia a pessoas, em especial uma grande árvore montada no centro da Praça.
Na cidade de Botuporã, a praça que se comemora o São João é a mesmo ornamentada para o período natalino.
OUTRAS CIDADES
Saúde – Localizada no território Piemonte da Diamantina começou a ser decorada pelo acesso a BA 131, sentido Jacobina e se espalhou pelo centro da cidade até a Praça Albino Pereira, onde a maior concentração popular durante as noites. Em frente ao prédio da Prefeitura Municipal foi montada uma grande árvore de natal com reciclagem de garrafas peti.
Canudos – No município onde a história conta da revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, onde houve o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, a cidade também vive a tranqüilidade do natal e da chegada de um novo ano.
Irará no Território Portal do Sertão um belíssimo presépio foi montado sob um quiosque
Mande fotos de sua cidade e o endereço do espaço ornamentado.