O governador Rui Costa (PT) esteve na manhã de segunda-feira, 18, na cidade de Tucano acompanhado pelo senador Otto Alencar (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Estado Ângelo Coronel(PSD) e outros nove deputados estaduais: Alex da Piatã (PSD), os petistas Fátima Nunes, Bira Coroa, Gika Lopes e Zé Neto,Marcelo Nilo (PSL) e Alex Lima (PTN), para o ato da assinatura da ordem de serviço para construção da primeira etapa do projeto Mandacaru.A solenidade contou ainda com prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais de diversas cidades dos territórios de identidade Sisal e Semiárido Nordeste II.
Mas a presença do governador não se resume apenas em um determinado assunto e o Calila vai tratar aqui o que também foi discutido no ato oficial do governo da Bahia.
O projeto Mandacaru é uma obra que se arrasta há 25 anos e que deverá ser concretizada nos próximos dez meses, beneficiando nesta primeira etapa os moradores das comunidades: Poção, Fazenda Juá, Rua Nova, Fazenda Queimada das Abóboras, Salgado, Mandacaru, Pedrosa, Quixaba do Mandacaru, Fazenda Moreira, Fazenda Lagoa da Serra, Lagoa de Dentro, Laje, Pau Branco, Alecrim e Serrador. O governador antecipou que não irá para inauguração, pois acontecerá no período eleitoral, mas garantiu que fará a visita dois dias depois da inauguração e irá “tomar um copo d’água”, mesmo com agenda acelerada da campanha, quando disputará a reeleição.
O deputado Alex da Piatã, disse que foi um dia abençoado em Tucano, pois ouviu do governador Rui Costa a confirmação que a obra do projeto Araci Norte, outro grande desejo das comunidades de Tucano, Araci e Santaluz será retomada após Tribunal de Contas da União (TCU) decidir revogar, ou seja, anular a medida cautelar que impedia a continuidade da obra da III Etapa do projeto Araci Norte.
Cobrança por melhoria de estrada é outra coisa que o governador Rui Costa enfrenta muito. Ele prometeu autorizar o secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti a fazer o projeto da pavimentação asfáltica do trecho Tucano a cidade de Cipó com 40,8 km de extensão. O deputado Alex da Piatã havia protocolado esse pedido no dia 29 de novembro, atendendo a solicitação do vereador Marcos do Raio X (PTB), o mais votado na eleição de 2016 em Tucano.
Entre aplausos e vaias, o prefeito do município de Tucano Luiz Sérgio Soares de Souza Santos (PSD), agradeceu ao governador a obra e teve que aguentar as vaias e os apitos de um grupo de manifestantes que solicitava a intervenção do governador, pois, segundo José da Silva Bastos, coordenador do Sindicato regional dos agentes de saúde e endemias, Dr. Sérgio, como conhecido o prefeito, entrou na justiça para anular o plano de carreiras dos agentes de saúde.
Ouça – José Silva
Falando sobre os cortes que vem acontecendo pelo governo federal nos programas sociais, o senador Otto Alencar (PSD), convocou o povo para reagir e não votar na eleição do próximo ano em candidatos que sejam apoiados e apoie as políticas implantadas pelo do presidente Michel Temer. Sobre a Bahia, chamou a oposição de calça curta.
O senador garantiu, mais uma vez, seu apoio a reeleição de Rui Costa e afirmou que os 84 prefeitos, 07 deputados estaduais e 05 federais, além dos ex-prefeitos do PSD, vão marchar com Rui Costa.
Otto aproveitou para mostrar sua “arte” como artista e sentou ao lado da maestria do coral da terceira idade, cantou “Calix Bento”.
Por fim foram entregues durante o ato três tratores com implementos agrícolas, cada um custando em média R$100 mil, a fim de beneficiar os municípios de Tucano, Cansanção e Monte Santo. Os veículos entregues integram estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).
Redação CN