A ultima rodada do Brasileirão 2017 na parte de baixo da tabela tinham quatro equipes com possibilidades de caírem para segunda divisão. Avaí em 18º e Sport em 17º cada uma com 42 pontos iniciaram a rodada dentro do Z4 e não dependiam apenas de si para saírem da zona de degola. As outras duas eram Coritiba com 43 pontos em 16º a primeira fora do Z4 a mesma pontuação do Vitória em 15º, dependiam apenas de suas próprias forças para continuarem na elite.
Das quatro equipes que jogavam em casa a situação mais complicada era do Avai que teve que encarar o Santos na Vila Belmiro, levou um gol no primeiro tempo e empatou logo em seguida, mas não passou do empate, chegou aos 43 pontos com 10 vitórias e foi rebaixada. O Sport recebeu o Corinthians na Ilha do Retiro e depois do empate amargurado por mais de metade do jogo com o Campeão brasileiro jogando com apenas três titulares, conseguiu marcar o gol no segundo tempo e administrou até o final.
A definição de que iria cair e que iria continuar ficou no jogo do Vitória que recebeu o Flamengo no Barradão em Salvador, e Coritiba que foi a Chapecó enfrentar a Chapecoense. Jogo duros para o Leão e o Coxa, pois, o Flamengo precisava vencer para entrar na fase de grupos da Libertadores do ano que vem e a Chape também visava uma pre-libertadores.
No Barradão lotado podia se dizer que era o jogo da vida do Vitória, precisava dar uma resposta a sua torcida e a volta por cima mesmo carregando o titulo de pior mandante da competição. Venceu apenas três partidas em todo campeonato. Ponte Preta, Atlético MG e Palmeiras.
Tudo podia ter sido esquecido, bastava vencer o Flamengo que a torcida iria fazer uma grande festa. Começou dando certo, aos 39 min Carlos Eduardo de dentro da grande área chutou colocado no canto esquerdo do goleiro Cesar para enlouquecer a galera. Em Chapecó o Coritiba também saí na frente, mas não demorou muito para os donos da casa chegar ao empate. Assim terminou os dois jogos no primeiro tempo.
Na segunda etapa o Vitória procurou segurar mais na defesa e atraiu o Flamengo que lutava bastante mas não tinha a tranquilidade para chegar ao gol de Fernando Miguel. O treinador do Flamengo Reinaldo Rueda fez mudanças que viriam a ser determinantes ao final, principalmente com a entrada de Vinicius Junior logo aos 13 min no lugar de Lucas Paquetá.
O Flamengo melhorou no jogo e o Vitória passou a sofrer forte pressão. Aos 29 minutos o zagueiro Rafael Vaz empatou a partida. Vinicius Junior chamou Caíque Sá para dançar, deu belo drible e tocou para o meio. Arão dominou e serviu Rafael Vaz, que bateu de canhota, viu a bola desviar e balançar a rede.
O empate aquela altura não rebaixava o Vitória, mas preocupava caso Coritiba ou Avaí vencessem seus jogos, em contrapartida o empate era péssimo para o Flamengo que estava perdendo a vaga na libertadores na fase de grupos. O jogo estava caminhando para o fim, o árbitro de 3 min de acréscimo. Aos 46 Vinícius Junior recebe na esquerda, dribla dois jogadores e é derrubado por Caíque Sá. Segundo amarelo: cartão vermelho para o lateral.
Falta que seria talvez o último lance do jogo. Diego parte para a cobrança, Uillian Correia na barreira tira com a mão, o árbitro está de frente para o lance e apita para a marca do penalti. Diego parte para a cobrança que rebaixaria o Leão e consegue marcar o gol. Vitória estava sendo degolado com o empate do Coritiba em Capecó, eis que a Chape assim como o Flamengo virou o jogo aos 49 min e quando a noticia chegou ao Barradão os jogadores ainda estavam no gramado e respiraram aliviados, não houve tanta comemoração, pois admitiram a péssima campanha principalmente jogando em casa.
Sport 1 a 0 no Corinthians foi a 45 pontos ficou em 15º, Vitória em 16º com 43 e 11 triunfos, Coritiba em 17º com 43 11 vitórias, e Avaí em 18º com 43 10 vitórias. A diferença do Leão para o Coxa foi um gol, ou seja o Coritiba encerrou com 9 gols negativos enquanto o Vitória ficou com -8.
Vale lembrar que Atlético de Goiás e Ponte Preta entraram na última rodada já rebaixados. O Dragão empatou com o Fluminense em 1 a 1 e a Macaca perdeu para o Vasco por 2 a 1.
Veja todos os resultados da rodada final e classificação final
Redação CN