Uma equipe do Esquadrão Anti-Bomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, que fica em Lauro de Freitas – BA, foi acionada para resgatar um artefato explosivo que foi colocado por dois criminosos na madrugada deste sábado, 20, em um terminal de auto atendimento do Banco do Brasil da cidade de Retirolândia, no Território do Sisal e não ocorreu a explosão.
Diante do perigo iminente, a Guarnição da Policia Militar isolou o local enquanto aguardava o BOPE que chegou a cidade por volta das 13h. Contando com apoio também da Guarnição da CIPE Nordeste, os policiais do Bope iniciaram o trabalho de extremo cuidado usando equipamentos de última geração e depois de aproximadamente uma hora e trinta minutos, o artefato explosivo foi retirado com êxito total.
Sargento Clecio que esteve a frente da operação de resgate do artefato explosivo disse ao Calila Noticias que o BOPE tem um trabalho bastante abrangente e um dos mais realizados tem sido é esse tipo, quando o artefato falha na tentativa de explodir caixas eletrônicos.” Mas o Bope está aqui atuante como sempre e pronto para estar cumprindo o objetivo que é neutralizar todas as ações desses bandidos”, afirmou o comandante da operação.
O BOPE montou toda estrutura em frente a agência usando equipamentos de última geração todo sistema interligado a um notebook que informa se o explosivo está ou não ativo através de um raio-x. Em seguida vestiu um policial com roupa especial que faz lembrar um astronauta que utilizando um braço robótico retira o artefato com muita precisão.
De acordo com o sargento Clecio, o artefato encontrado não foi o que se chama de dinamite, e sim um explosivo com grande poder de destruição que ele acredita que pode ter sido fabricado pelos criminosos. Após retirado o artefato foi colocado num recipiente apropriado onde será transportando até o local onde será detonado.
O comandante disse que realmente o explosivo falhou quando acionado e afirmou também que para sorte do criminoso que talvez não tivesse tempo de sair de dentro da agência.
Uma câmera de segurança registrou o momento que dois indivíduos saíram correndo e que um deles teria escorregado ainda no interior da agência. Pelo sistema de câmera tão foi possível verificar que os dois homens usaram uma marreta para quebrar a porta de vidro e o mais curioso foi o alarme não ter acionado naquele momento, mas quando a PM chegou o dispositivo disparou.”A gente está aqui na rua e o alarme é acionado e a gente vem ver não é nada, hoje que precisou dele não alarmou”, disse um guarda municipal que acompanhou o trabalho do Bope.
Veja o vídeo do momento que os indivíduos chegam ao banco.
Esta é a segunda investida criminosa contra o mesmo banco, em fevereiro de 2012 os bandidos conseguiram levar o dinheiro após a explosão.
Redação CN