O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) oficializou na manhã desta quinta-feira (04) o inicio das atividades de emissão de laudos para Carteira Nacional de Habilitação – CNH, como também a realização de exames clínicos e provas teóricas na cidade de Valente onde está instalada a 3ª Regional de Trânsito – RETRAN, localizada ao lado Centro de Abastecimento, vizinho a sede da Secretaria de Infraestrutura do Município. Motoristas residentes no município de Valente, assim como os de São Domingos, Santaluz e Queimadas já podem comprar os laudos para primeira habilitação, renovação, emissão de categoria.
A solenidade contou com a presença de Matheus Mota, chefe de gabinete do diretor geral do DETRAN-BA Lúcio Gomes, Osni Cardoso ex-prefeito de Serrinha, ele que atualmente ocupa uma cargo de assessor especial do governador Rui Costa,estando no ato como representante do chefe do executivo baiano, prefeito Marcos Adriano (PSDB),deputados Alex da Piatã (PSD) e Rosemberg Pinto (PT) prefeita Quitéria Araújo (PSD) Santaluz, Vonte do Merim (PSC) Retirolândia e Erivaldo Carvalho (PSL) Nordestina,ex-prefeito de Valente e Santaluz Ismael Ferreira e Junior do Max respectivamente, todos estiveram num tablado que serviu de palanque para os discursos.
O posto da Retran de Valente foi informatizado em 2016 e passou a oferecer os serviços relacionados a veículos, como licenciamento, transferência de propriedade, emplacamento e desalienação. Antes, a população destes municípios precisavam se deslocar até a 26ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Conceição do Coité, distante 27 quilômetros, segundo informou Matheus Rolim Mota, durante entrevista ao Calila News. Ouça
A vereadora Maria Madalena (PT), mais conhecida por Leninha,foi quem abriu os discursos e segundo ela, aquele momento era a concretização de um sonho que começou a ser pensado em 2010 e finalizada naquele momento. A petista elogiou o prefeito do município, Marcos Adriano (PSDB) pela disposição de atender todas as demandas necessárias para deixar o órgão pronto para funcionar com qualidade. “Marcos não pautou a política e sim olhou o município”, reconheceu a vereadora integrante da bancada de oposição na Câmara.
Para o ex-prefeito do município Ismael Ferreira (PT), o desenvolvimento não tem cor ou lado partidário, ou seja, “é muito bom começar o ano assim”, falou o petista. Ele lembrou que o novo sistema de modernização e ampliação dos serviços da RETRAN foi implantado em seu último no de governo permitindo que os motoristas e donos de veículos passassem a contar com serviços de documentação, como licenciamento e transferência em Valente evitando que a população tivesse que se dirigir até outras cidades. “A idéia é oferecer mais comodidade aos proprietários de veículos para que eles pudessem utilizar os serviços com mais agilidade e segurança. Agora avançamos e quem ganha é a comunidade”, concluiu.
O deputado estadual Rosemberg Pinto parabenizou o prefeito pela construção e adequação do imóvel para os serviços e associou seu comportamento ao do governador Rui Costa que tem trabalhado em toda Bahia sem distinção de partidos ou cores. “A hora é de trabalhar pela cidade, pois, só haverá eleição (municipal) em 2020”,ressaltou o parlamentar quando se referiu a presença do prefeito no palanque ‘adversário’.
Quanto aos serviços prestados pela Retran o petista lembrou as dificuldades que se tinha para emissão de CNH há alguns anos atrás, onde era necessário aguardar a visita de um mutirão organizado pelo DETRAN, fato que só irá acontecer 04 anos depois e “com esta interiorização dos serviços, tudo ficou melhor”,
O prefeito Marcos Adriano também foi parabenizado pelo deputado Alex da Piatã que considerou seu comportamento diante de uma ação solicitada e iniciada por pessoas que integram o grupo de oposição, um exemplo para Bahia. “Esse gesto de Valente é bem diferente de alguns políticos do estado que fazem oposição da Rui que tentam atrapalhar o desenvolvimento da Bahia, a exemplo dos R$ 600 milhões ao estado da Bahia solicitou o empréstimo junto ao Banco do Brasil para requalificação de estradas e foi necessário a justiça determinar a liberação”, falou Alex.
O prefeito Marcos Adriano, usando de uma linguagem bem sertaneja, disse que “não tem essa bestagem com ele” de interromper obras os serviços só pelo fato de ter sido iniciada pela gestão anterior. Temos que pensar no bem da população de um modo geral.Quem perde ou ganha à eleição tem que aceitar e reconhecer os resultados das urnas”, falou o tucano.
Em entrevista ao Calila News, Marcos disse que o importante é a melhoria da qualidade dos serviços do povo.Ele destacou a importância da vereadora Leninha na luta para implantação destes serviços pelo DETRAN e os investimentos da Prefeitura. Ouça
Osni Cardoso parabenizou o prefeito Marcos Adriano pelo jeito republicano de governar e credenciou o local como “espaço que simboliza o novo jeito de fazer política”. Cardoso que governou Serrinha por dois mandatos seguidos, falando sobre o exemplo de gestão republicana desenvolvida pelo Adriano de Valente é bem ao contrário das práticas do Adriano de Serrinha. “O Adriano de lá (Serrinha) não concluiu as obras que deixamos o dinheiro na conta, fechou à piscina olímpica, academia de saúde, UPA e outras coisas mais que deixamos funcionamento”, desabafou o petista.
Redação CN