O Bahia foi a Paraíba na noite desta quinta-feira, 29, enfrentar o líder Botafogo local na segunda posição na tabela de classificação podendo ao final da rodada ficar de fora da Copa do Nordeste, caso perdesse a partida e o Náutico vencesse o Altos do Piauí, mas tudo fluiu a favor do Tricolor que acabou vencendo o Botafogo por 2 a 0 e o Náutico não passou do empate em Teresina e ambos ficaram de fora da sequência do campeonato. Melhor para o Botafogo que também classificou graças ao tropeço do Timbu.
O jogo
Foi um primeiro tempo basicamente sem sustos para o Bahia. Muito seguro na defesa, a equipe não foi ameaçada pelo Botafogo-PB, que não exigiu sequer uma intervenção do goleiro Douglas. Já o Tricolor construiu boas jogadas pelos lados do campo. sobretudo com Nino Paraíba.
O Tricolor aos 25 minutos teve um pênalti a seu favor. Zé Rafael recebeu passe dentro da área e foi derrubado por Rafael Jataí, que chegou atrasado no lance. Juiz marca penalidade sem dúvida. Edigar Junio que tinha perdido um pênalti no jogo em Salvador que o Bahia foi derrotado para esse mesmo Botafogo, pediu para cobrar. O atacante solta uma bomba no meio do gol, sem chances para o goleiro Saulo.
O segundo gol do Bahia aconteceu aos 39 minutos. Nino Paraíba avançou pela direita, cruzou na área buscando Edigar Junio, mas o atacante furou no momento da finalização. Na sobra a bola fica com Marco Antônio, que ajeitou e soltou uma bomba para o gol, sem chances para Saulo. Foi o primeiro gol dele como profissional.
Segundo tempo
Mesmo atrás no placar e pressionado pelo jogo do Náutico, que poderia garantir a classificação caso vencesse, o Botafogo-PB não demonstrava força para furar o bom sistema defensivo tricolor. O Bahia, por sua vez, diminuiu o ritmo da etapa inicial, porém manteve a superioridade e criou as melhores oportunidades. Edigar Junio teve um gol anulado por impedimento; Zé Rafael perdeu uma chance incrível, Régis fez uma grande jogada e chutou por cima do goleiro a bola parou no travessão e na sobra não foi aproveitada por Junior Brumado.
Depois do apito final, os paraibanos tiveram que esperar cerca de um minuto para poder comemorar a vaga no mata-mata do Nordestão com o empate de Altos e Náutico.
Os oito clubes que seguem em busca do titulo são: Bahia, Vitória, Ceará, Santa Cruz, CRB, Botafogo-PB, ABC e Sampaio Correia.
Na próxima segunda-feira na sede da CBF acontecerá o sorteio para definir os confrontos do mata-mata. Vale ressaltar que os primeiros colocados vão enfrentar os segundos.
Redação CN | Globo Esporte