Tite fez nesta segunda-feira (12) a última convocação antes da lista final da Copa 2018, visando as amistosos de 23 e 28 de março contra Rússia e Alemanha.
Todo mundo sabia que Neymar não estaria na lista, já que passou por uma cirurgia no pé direito direito no último 3 de março. Mas a cada três perguntas feitas para Tite, uma era sobre o camisa 10.
O técnico da seleção falou que a decisão tomada pelo pai do atacante foi a mais certa. “O pai do Neymar fez o certo, quando disse que a preocupação dele era a saúde do filho. Eu de coração e de cabeça só penso na saúde do atleta. Ele precisa passar em paz pela recuperação”, afirmou Tite .
A preocupação de quase todos torcedores brasileiros é como o time vai jogar sem Neymar em campo. Tite respondeu respondeu a esta pergunta. “Ele é um jogador diferente, é top três do mundo. Mas uma equipe forte não pode ter uma dependência tão grande de um astro. Nós temos de ter força para suportar estas ausências e ter um conjunto harmoniso”, explicou o treinador.
Para tentar manter um unidade de equipe, Tite pretende colocar os jogadores para atuar nestes dois amistosos como atuam em seus clubes. “Para manter a estrutura da equipe, as funções que os convocados exercem nos clubes sejam exercidas na seleção. O Douglas Costa jogou muito, dos dois lados da mesma forma, pode jogar na esquerda, onde teve seu maior momento no Bayern com o Guardiola. Numa função parecida com a do Neymar. Há a possibilidade do Coutinho vir por dentro, com o aproveitamento do Willian, que está num grande momento. Mas manter uma coerência em cima do que eles vêm desenvolvendo nos clubes”, disse Tite.
Ponto Positvo
A contusão de Neymar embora tenha deixado todos preocupados, tem apenas uma coisa boa. O atacante vai chegar para a estreia da Copa mais descansado, já que ficará dois meses só em recuperação.
Fabio Mahseredjian, preparador físico da seleção, falou sobre a forma física que o atacante do PSG vai chegar ao Mundial da Rússia.
“Tudo tem um lado bom na vida. O lado bom desta história é que Neymar estará com uma carga de jogos muito menor na apresentação da seleção. Preferíamos que ele nunca tivesse uma lesão desse tipo, é muito melhor que o atleta esteja 100% de sua forma física e tática, mas a carga de jogos não será elevada”, explicou Fabio.
Tite também comentou sobre o estado físico de Neymar. “Quero que ele passe por este processo de recuperação, para a partir a gente possa encaminhá-lo para o começo da copa.”
R7.com