Cumprindo sua agenda anual de prestação de contas a Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Itapicuru reuniu durante toda tarde e noite de sábado, 28, cerca de dois mil sócios dos quase 17.500 moradores dos municípios de Santaluz (sede da Cooperativa) Queimadas, Cansanção, Nordestina, Itiúba, Monte Santo, Quijingue, Jacobina e nos Distritos de Algodões (Quijingue) e Junco (Jacobina) para participarem da Assembleia Geral Ordinária que aconteceu na Praça de Eventos de Nordestina.
Uma mega estrutura foi montada no centro da praça Em Nordestina onde aconteceu a Prestação de Contas referente ao exercício de 2017, compreendendo o Relatório de Gestão;Balanço Patrimonial, Demonstrativos das Sobras ou Perdas apuradas; Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis; o Parecer do Conselho Fiscal e de Auditoria Externa e demais peças contábeis, todos em relação a 31 de dezembro de 2017. Destinação das sobras ou perdas apuradas no exercício de 2017; Fixação de honorários, gratificações e cédulas de presença da Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal; Eleição dos membros do Conselho Fiscal e Aprovação do Plano de atividades para o exercício 2018.
1ª Mesa
O presidente da Cooperativa de Credito Ascoob Itapicuru, Sílvio Soares, utilizando um data show e sob os olhares do Conselho Fiscal fez a prestação de contas e cada ponto da pauta era perguntado se os associados estavam ou não de acordo. A transparência dos serviços faz com que os associados sempre por unanimidade aprovem o que se sugere,assim acontece sempre nas assembleias e em Nordestina não foi diferente.
Sílvio que está há dois anos presidindo a ASCOOB Itapicuru disse que os desafios são grandes para superar as dificuldades enfrentadas com as constantes mudanças no plano econômico para pior, principalmente após Michel Temer assumir a presidência depois de destituir de forma ilegítima a presidente Dilma.
O presidente disse que tem procurado melhor as estruturas físicas das agências como também os serviços, pediu que os associados desfrutem mais do sistema internet bank com pagamento de boletos, transferências, entre outros serviços oferecidos pelas ASCOOB Itapicuru. Ele disse que está há dois anos frente a presidência, nesse espaço de tempo já abriu três novas agências, chegou a 11 “e com apoio de vocês vamos abrir doze, três, quatorze, quinze, dezesseis, vinte e nos tornar a cooperativa de crédito mais forte do estado da Bahia”, afirmou Soares que aproveitou o momento para anunciar que no próximo dia 26 de maio estará abrindo um Posto Avançado da ASCOOB Itapicuru em Retirolândia que vai marcar a 12ª agência.
2ª Mesa
Após a prestação de contas foi formada uma mesa ‘politizada’ que contou com a presença do deputado estadual Joseildo Ramos (PT) ele que está numa pré-campanha visando uma cadeira na Câmara Federal em Brasília, Olivia Santana (PCdoB) secretaria licenciada da Secretaria do Trabalho,Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo da Bahia, ela que também está em pré-campanha visando uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, prefeito da cidade de Nordestina Erivaldo Soares, André Andrade de Queimadas, Nininho Góis (Quijingue) Cecília Petrina (Itiúba) além do presidente Silvio Soares, Cosme Arisvaldo presidente da ASCOOB Central e José Paulo Crisóstomo representando a FGCOOB e CRESOL, e demais autoridades ligadas ao cooperativismo e economia solidária.
Foi franqueado os discursos para todos os componentes da mesa e praticamente cada orador não deixou de citar o grande trabalho que Silvio vem desenvolvendo frente a ASCOOB Itapicuru nesses dois anos, e outro nome citado por todos foi o de Lula preso em Curitiba.
Assim como vem acontecendo em todo o Brasil desde que o ex-presidente foi levado de São Paulo para ser preso na Policia Federal na capital paranaense com o grito “Lula Livre” durante a Assembleia da ASCOOB não foi diferente, os oradores davam o grito e o público em peso reforçava com o refrão “Lula guerreiro do povo brasileiro”.
As lideranças não esqueceram o fortalecimento que tiveram o cooperativismo de credito e economia solidária durante os governos de Lula e Dilma.
A última atividade da Assembleia Geral da Ascoob aconteceu já no inicio da noite com os sorteios de brindes e premiações das Cotas premiadas, que optou em ficar mais tempo dançou um forrozinho pé de serra promovido pela ASCOOB Itapicuru no mesmo espaço.
Redação CN