Você já pensou alguma vez reunir a família e amigos, para comer um saboroso cuscuz em um restaurante criado exclusivamente para servir esta iguaria tipicamente nordestina? Certamente a maioria dos leitores dirá que não, pois, não conhece nenhuma cuscuzeria.
O Calila Noticias visitou a cuscuzeria Maria Bonita na cidade de Irecê, Sertão da Bahia, onde existe uma que vem fazendo grande sucesso. O cuscuz a base de milho é bastante consumido com carne frita, ovo, ensopado de um modo geral, mas nesta cuscuzeria tem uma infinidade de ingredientes.
Outro fato que chama a atenção de quem visita a cuscuzeria é o cardápio, o cliente verifica que cada cuscuz tem o nome de uma cidade da microrregião de Irecê. O cliente pede um Mulungu do Morro e o garçom sabe que ele deseja comer um cuscuz acompanhado de queijo mussarela, queijo coalho, requeijão cremoso, ervilha e milho; o Presidente Dutra acompanha hambúrguer, cheddar, ovo frito e queijo mussarela; Souto Soares – requeijão cremoso, vinagrete, frango desfiado e queijo coalho.
Portanto, no cardápio tem ainda Irecê, São Gabriel, Lapão, Central, João Dourado, Jussara, Cafarnaum, Barra do Mendes, Uibaí (terra de Simone e Simaria) Canarana, América Dourada, Gentio do Ouro, Barro Alto, Souto Soares, Ibititá, Iraquara e Ibipeba.
O preço é bem popular e tem atraído moradores das referidas cidades, a exemplo de Cauane, ela é de Lapão e estava visitando a cuscuzeria pela primeira vez. A jovem pediu um Lapão, o tradicional cuscuz acompanhado da carne do sol, queijo coalho, queijo mussarela e requeijão cremoso. Jardel mora em Uibaí, ele disse que pediu uma mistura de três cidades, enquanto Évila, natural de Jussara, mora em Irecê, degustou o cuscuz João Dourado composto de requeijão cremoso, ovo frito, queijo mussarela e apresuntado.
A cuscuzeria Maria Bonita tem a direção dos irmãos Douglas e Gustavo Barreto. Douglas disse que se inspirou no McDonald’s em São Paulo onde trabalhou no ramo de alimentos, segundo ele abre para servir o café da manhã e a noite e serve aproximadamente 150 opções de cuscuz, incluindo o que está no cardápio que lembra as 19 cidades.
Redação CN