O Bahia está garantido na próxima fase da Copa Sul-Americana após vencer o Blooming da Bolívia por 4 a 0 na Arena Fonte Nova na noite desta quarta-feira, 23. O Tricolor entrou em campo precisando vencer por 2 a 0 para garantir a vaga direto, 1 a 0 a decisão seria na disputa de pênaltis.
O time comandado por Guto Ferreira entrou pressionado por conta da má fase do Brasileirão e tendo apenas Junior Brumado como jogador de ataque, já que Kayke bastante questionado pelo fraco futebol não foi nem para o banco e Edigar Juino machucado, deixaram sem alternativas de ataque.
A torcida esperava então que os que entraram para o jogo se superassem e marcassem os gols necessários para a classificação. O placar foi aberto aos 25 minutos do primeiro tempo. Vinicius cobrou escanteio, Lucas Fonseca furou em tentativa de bicicleta e Zé Rafael, na pequena área, completou de bico para o fundo das redes. Com o placar minimo, o Bahia leva a decisão da vaga para a segunda fase para a cobrança de pênaltis.
O Bahia com maior posse de bola manteve o ritmo em busca do segundo gol, os bolivianos não preocupavam o goleiro Anderson e o Tricolor quase voltou a marcar, aos 45 min. Vinícius acertou o travessão em cobrança de falta. Na sequência, Tiago cabeceia por cima do gol.
O segundo gol do Bahia saiu muito cedo, aos 4 minutos e saiu mais uma vez dos pés de Vinicius. Ele cobrou falta para o meio da área, Elton apareceu entre os zagueiros do Blooming para cabecear e ampliar o placar da partida.
O Bahia poderia tentar segurar o jogo, mas o placar era arriscado, pois, levar um gol e terminar em 2 a 1 a classificação dos visitantes estava garantida, então partiu em busca do terceiro e conseguiu aos 32. Gregore puxou contra-ataque, fez o passe para Vinícius, mas a defesa do Blooming cortou errado. Na sobra, Júnior Brumado carregou e rolou a bola para Zé Rafael chutar cruzado e marcar o terceiro gol do Bahia.
Aliviado, o Bahia viu que podia ampliar o placar, pois, os bolivianos já não marcava e na tentativa de diminuir o resultado perdia a bola e permitia os contra-ataques do Bahia. Foi num desses que Junior Brumado deixou o dele. 48 minutos, jogo ia até 49, Régis passou para Mena, que cruzou na medida para atacante completar de primeira. Na comemoração, Brumado tirou a camisa e foi comemorar com a torcida. O fiscal tentou impedir, mas foi atropelado pelo jogador tricolor que ao retornar para o campo recebeu o cartão amarelo.
O adversário do Bahia na próxima fase da Sul-Americana será conhecido no dia 4 de junho, quando será realizado o sorteio. As partidas da próxima fase, no entanto, só serão realizadas após a Copa do Mundo.
CN * Globo Esporte