O governador Rui Costa visitou na última quarta-feira dia 09, os municípios de Mairi e Capim Grosso, localizados no território da Bacia do Jacuípe. Pela manhã, em Mairi, autorizou o início das obras para a construção do sistema adutor de interligação das águas da barragem de Ponto Novo à barragem de Pedras Altas. A adutora de água bruta irá contar com 43,5 quilômetros de extensão, alcançando aproximadamente 200 mil pessoas de 24 municípios da região, sendo Mairi um desses.
Pela tarde, em Capim Grosso, o governador autorizou a realização de novos serviços, entre outras ações, no município, que comemorou 33 anos de emancipação política.
Curtinhas
Com os oradores sendo cuidadosos para não falarem sobre política partidária e as eleições de outubro em um ato institucional do Governo, muitos deixaram ‘escorregar’ algo, a exemplo do deputado Daniel Almeida (PCdoB). Disse que não gostaria de falar sobre política, mas contou um caso que segundo ele ouviu de um homem simples do campo, sobre eleição deste ano.”A disputa será entre “Zé Cansado”, fazendo referência ao ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador pelo DEM José Ronaldo e “Rui Correria”, apelido dado ao governador Rui Costa que deverá disputar a reeleição.
Rui Costa pediu que o povo aplaudisse o ex-governador Jaques Wagner e que a prudência pedia que ele não falasse nos atos oficiais do governo para que não fosse interpretado com ato político. Os dois pronunciamentos do chefe do executivo baiano passaram de 60 minutos e no caso de Capim Grosso, foi cinco minutos a menos que o de Mairi, sendo visível a inquietação das pessoas pela demora dos discursos.Tempo de uma partida de futebol com intervalo e acréscimos da arbitragem.Pior para aqueles que acompanham Rui todo dia, pois, mais de 70% é reprise do que fala por onde passa.
Pré-candidato ao Senado, deputado Ângelo Coronel, atual presidente da Assembléia Legislativa, em Mairi, saudou os colegas de parlamento nominalmente e ao falar sobre o deputado Alex da Piatã disse que o mesmo será o campeão em termo de votos na eleição de outubro, o que deixou o social democrata bastante feliz. Em Capim Grosso, que ficou alegre foi o Coronel. Ao ser anunciado pelo locutor, ele ouviu um grito bem forte: “Esse é o meu senador”. Quem falou em voz alta foi o pré-candidato a deputado federal Otto Filho, filho do senador Otto Alencar.
O prefeito de Mairi, José Bonifácio Pereira – Jobope (PT), saudou a todos, deu bom dia ao povo e chamou atenção para o tom de voz ao dar bom dia a Lula: “Quero agora dar bom dia ao companheiro nosso que está em Curitiba (Levantou a voz e gritou). Bom dia Lula”, arrancando aplausos do público presente.
Potenciais candidatos ao Senado pela chapa que deverá ser encabeçada por Rui Costa ao governo, Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), sentaram juntos, tanto em Mairi, como em Capim Grosso. Nas duas cidades, enquanto o evento acontecia, eles conversaram bastante.
Comentários nos meios políticos de Capim Grosso, dão conta que o senador Otto Alencar recomendou que a prefeita Lydia Fontoura Pinheiro (PSD) votasse em seu filho, Otto Filho (deputado federal) e seu irmão, Eduardo Alencar (estadual). Os dois estavam no evento e presenciou o agradecimento da prefeita a deputada estadual Neusa Cadore (PT), deputado Bobo, aos federais Daniel Almeida e Afonso Florence, além da forte referencia a Robson Almeida, que deverá ser candidato a deputado estadual. Pelo visto, a prefeita deverá pedir aos seus amigos que dividam e votem em todos pelo que tem feito pelo município.
O deputado Alex da Piatâ (PSD) foi o único que estava no palanque e não foi lembrado pela prefeita. O colega de partido de Dra. Lydia é apoiado em Capim Grosso pelos vereadores de oposição Samuel Ferreira dos Santos (MDB – Samuel Moto Taxi), Lucas Maciel Trabuco (PTdoB – Lucas de João do Couro) e Josemy Rios de Queiroz (DEM – Jó Queiroz). Os vereadores não subiram no palanque, mas prestigiaram o evento. Estavam lá no meio do povo.
Redação CN