Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (04), após seis anos do inicio das obras, a Agência da Previdência Social de Santaluz. A APS de Santaluz faz parte do plano de expansão da rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em execução desde 2009, que previa construção de treze agências da Previdência Social na região de Feira de Santana e foram investidos um milhão e cento e quarenta mil reais.
Participaram da solenidade o gerente executivo do INSS de Feira de Santana Fernando Nunes de Oliveira, os deputados estaduais Luciano Simões e Tom Araújo (DEM), ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho, vice-prefeito de Santaluz Márcio Oliveira, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santaluz Joélcio Martins, a técnica do seguro social Maiara Santos Cruz e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Santaluz, José Hamilton.
O assessor da Presidência do INSS, Onofre Oliveira, que representou o presidente do Instituto, Francisco Paulo Soares Lopes, elogiou o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que permitiu a construção da Agência, eliminando a necessidade de os moradores se deslocarem até outra cidade, esforço que exigia, muitas vezes, o auxílio dos vereadores e lembrou o relato do vereador Sérgio Suzart (PPS) quando esteve em Brasília ao citar que seu veiculo não aguentava mais viajar para Valente levando pessoas para serem atendidas na agencia daquela cidade.
Sobre os funcionários, ele lembrou que no último concurso do INSS ficou acertada dentro do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), toda agencia nova será um funcionário que passou no concurso, além de estagiário e haverá um concurso interno para que os funcionários sejam transferidos.
Um dos motivos do atraso para agencia funcionar, segundo Onofre Oliveira, foi à crise financeira que assola o país e o INSS gera muito gasto e o governo necessitava economizar, sendo necessária a interferência do deputado federal Elmar Nascimento (DEM) junto à união para locar recurso a fim que a mesma fosse colocada em funcionamento. Onofre Oliveira testemunhou durante seu discurso o esforço do vice-prefeito Marcio Oliveira (PSL), mais conhecido por Marcinho, para que a APS fosse colocada em funcionamento.
O deputado federal Elmar Nascimento disse que era, talvez, o parlamentar mais próximo do INSS e que reconhecia o sofrimento dos trabalhadores, em especial, aqueles que moram na zona rural e isto contou para que se esforçasse para que a obra fosse logo inaugurada e funcionasse de imediato. O Democrata destacou as viagens que Marcinho fez a Brasília para destravar esta obra e o parabenizou de público.
Para Marcinho aquele momento era de agradecimento, pois está consciente do trabalho prestado pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ele também comemorou a conquista da APS atender o público por meio de uma nova modalidade de atendimento, ou seja, o INSS Digital. “Com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel e nós lutamos, além da concretização da obra, também para que começasse de forma digital”, falou Marcinho.
O vice-prefeito disse que praticava em Santaluz a boa política, ou seja, a política moderna onde procura dialogar com todos os segmentos da sociedade na busca do desenvolvimento do município. Ouça sua avaliação do evento para equipe do Calila News.
O deputado Luciano Simões falou que será prestado naquele local um serviço público de qualidade e o esforço do povo deve ser respeitado, lembrando o tempo que a obra estava pronta, mas não funcionava. O democrata Tom Araújo disse que o investimento estava perdido, mas com a boa vontade de Marcinho e com a interferência do deputado federal Elmar Nascimento, a agencia passa funcionar, “ quem bate a porta do INSS é porque realmente necessita”, concluiu.
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, um dos últimos a se pronunciar, disse que no dia a dia as pessoas vão perceber a importância desta agencia, principalmente aquelas que necessitavam viajar para Queimadas, Valente ou Conceição do Coité, as agencias mais próximas, para tratarem dos seus benefícios. Daniela Carmo e Luzia Batista foram as primeiras a receberem benéficos pela nova agencia.
As atividades da unidade serão iniciadas segunda-feira (07) e funcionara de segunda a sexta-feira, das 08h ás 14h sob o comando da técnica do seguro social Maiara Santos Cruz e fará Agendamento, atualização de cadastro, atualização de tempo de contribuição, de endereço de beneficiário, cadastramento de declaração de cárcere, cálculo da guia da previdência social (GPS), carta de concessão e memória de cálculo, certidão de tempo de contribuição, certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS, comunicação de acidente de trabalho, consulta de perícias médicas agendadas e consulta de situação de benefício. Segundo Maira Cruz, apenas ela irá trabalhar na agencia, mas há previsão que chegue mais duas servidoras.