A Feirafes vai receber mais de 100 empreendimentos da Agricultura Familiar, a expectativa é de receber cerca cinco mil pessoas entre visitantes e participantes nas atividades simultâneas que acontecem durante os dois dias.
A 9ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES) terá início nesta sexta-feira (11) e segue até a noite do sábado (12) em Valente –BA. O evento é realizado pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) em Parceria da Prefeitura Municipal de Valente e tem o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Território do Sisal, Organizações Sociais do Território e Governo do Estado da Bahia.
Há nove anos a FEIRAFES vem promovendo um espaço de troca de saberes e sabores para agricultores (as) familiares de diversas regiões do semiárido baiano.
“Nos esforçamos junto aos parceiros para dar continuidade a Feirafes que um importante evento para promover o fortalecimento da produção dos agricultores (as), é num espaço como a Feira que eles têm a oportunidade de mostrar o seu produto e dividir conhecimentos”. Afirmou o coordenador Geral da FATRES, Urbano Carvalho.
O prefeito do município de Valente, Marcos Adriano, destacou a importância da Feirafes para cidade e também para o Território do Sisal. “Nós reconhecemos o valor da Feirafes não apenas para o município como também para a região e é por isso que apoiamos incondicionalmente e será um prazer receber aqui inúmeros agricultores e todos que vem abrilhantar este bonito evento”. Afirmou.
Durante os dois dias a Feirafes será movimentada por atividades simultâneas que vão desde a exposição dos produtos, oficinas temáticas, demonstração de práticas e tecnologias sociais de convivência com o semiárido e o 2º Seminário Territorial da Feirafes. “A expectativa é que tenhamos um grande público e mais uma vez uma grande FEIRAFES, nós vamos receber mais de 100 empreendimentos da agricultura familiar e a maioria destes empreendimentos e grupos de produção são formados por mulheres agricultoras e que veem na economia solidária uma alternativa de empoderamento feminino”. Destacou a educadora social da FATRES, Sabrina Moraes.
Para a sexta-feira a cerimônia de abertura do evento está prevista para as 9h30 com a presença de parceiros e representações territoriais e do Estado, além de diversas caravanas dos Territórios Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II.
A tarde tem a troca de saberes e sabores e, além das oficinas e seminário, a Fatres através da sua carteira de crédito, com a parceria do Banco do Nordeste, vai liberar mais de R$ 80 mil em crédito para agricultores (as) através das linhas do PRONAF semiárido, Mais Alimento, Agroamigo e Agromais, recursos que serão investidos diretamente nas propriedades visando fortalecer as unidades familiares de produção que recebem Assistência Técnica da FATRES. No final da tarde ainda acontece a troca de sementes da terra, um momento importante entre os agricultores (as) familiares.
Já no sábado (12), as atividades darão continuidade e a feira de animais ganha maior destaque, logo pelo amanhã às 08h inicia o torneio leiteiro de caprino, às 14h o julgamento de animais. “A cada ano estamos trazendo maiores números de raças, uma maior participação dos nossos agricultores e temos visto também um desenvolvimento significativo com relação a genética dos animais”. Ressaltou o coordenador de ATER da FATRES e responsável pela comissão da exposição de animais, Allandelon Barreto.
O julgamento de animais será para 12 categorias divididas em cinco raças e vai distribuir mais de R$ 5 mil em prêmios do 1º ao 4º lugar. A noite a partir das 19h acontece o leilão de caprinos e ovinos, mais um espaço de comercialização e demonstração da qualidade dos plantéis da agricultura familiar.
Noites Culturais
Um dos momentos que também abre destaque para a 9ª Feirafes, são as noites culturais. Diversos artistas regionais irão passar pelo palco, entre eles Zicks Musical, Josiel e Forró da Bahia, Vaninho San, Banda Sela Vaqueira, Cobrinha do Forró, Ferreirinha do Acordeon, Banda Chuá de Cabaça e a Banda Fifó Aceso, atrações das culturais mais esperada pelo público que visita a Feira na sexta e sábado a noite.
Ainda no sábado acontece o lançamento do projeto Trios do Sertão, um projeto que vem fortalecer a resistência da sanfona, triangulo e zabumba, uma herança deixada pelo Rei do Baião que não pode deixar de existir no Sertão.
CN * informações ASCOM Fatres