Com a presença de uma grande multidão, foi reaberto na noite de quinta-feira, dia 14, em Capela do Alto Alegre, município localizado no território do Jacuípe, o Hospital São Lucas, gerido pela Associação Capelense de Assistência ao Próximo Desamparado, que foi cedido a Prefeitura Municipal oficialmente por cinco anos.
Sua estrutura foi totalmente reformada, dentro das exigências apontadas pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia – CREMEB e dentre as melhorias executadas, a unidade hospitalar recebeu instalação de grades e portões, iluminação de LED na parte externa, área verde, sala de emergência e urgência, leitos climatizados, banheiro adaptado na recepção, conforto de médico e motoristas também climatizados, rampas de acessibilidade, calçada com piso tátil, além da cozinha restaurada, dentre outras melhorias.
Segundo o prefeito Claudinei Xavier Novato (PCdoB), ao assumir a Prefeitura do município de Capela do Alto Alegre em janeiro de 2017 encontrou o Hospital São Lucas totalmente sucateado e com o indicativo do Ministério Público Estadual para que fosse fechado por causa de uma série de inconformidade técnica e funcionando de forma bem precária, ou seja, “na maioria do tempo sem médico, sem remédios, inclusive era comum os parentes dos pacientes irem comprar na farmácia vizinha ao hospital aqueles medicamentos de emergência para serem aplicados”, lembrou Dr. Nei, como é conhecido o prefeito.
O gestor afirmou ainda que, apesar de todas essas dificuldades, no inicio ainda tentou refazer o contrato com a entidade mantenedora do hospital, mas a mesma não tinha as certidões obrigatórias para concretização. “Tentamos um desapropriação, uma cessão de uso, sempre sem sucesso e isso levou o fechamento do Hospital e nós para não deixar a população desassistida, abrimos um novo espaço para o atendimento de urgência e emergência, porém o desejo do povo era mesmo a reabertura do Hospital São Lucas”, contou o comunista.
Para que fosse feito o contrato de sessão de uso que permitiu a reabertura do Hospital, Dr. Nei contou que foi necessário uma articulação política e ganhar a eleição do Conselho Deliberativo da Associação Capelense de Assistência ao Próximo Desamparado, para arrumar os documentos da entidade permitindo firmar este contrato e a Prefeitura fazer as intervenções necessárias.
“Esta obra tem um simbolismo muito grande, pois na campanha eleitoral a oposição dizia que eu ia fechar o hospital e falavam isso porque eles sabiam que o hospital estava em fase de fechamento por causa da série de problemas”,afirmou mais uma vez Dr. Nei.
No final do pronunciamento, o prefeito falou para um público que lhe ouvia debaixo de uma chuva fina, que “o hospital São Lucas está reaberto pelas mãos do Dr. Nei”. O prefeito é médico e chegou ao município em 05 de agosto de 1989, exatamente para trabalhar no Hospital São Lucas.
O Hospital São Lucas terá serviço de ambulatório, urgência e emergência na área de clinica médica, obstetrícia e pediatria. O município tem 03 ambulâncias, sendo duas adquiridas através de emendas parlamentares do deputado Alex da Piatã (PSD) e Neusa Cadore (PT).
Redação CN