Teve inicio na noite de sexta-feira dia 15, em Barrocas, localizado no território do sisal, o novenário em louvor a São João Batista, padroeiro do município. A abertura da programação religiosa foi marcada com uma carreata que saiu do Bairro do Cedro, percorreu as ruas centrais, findando na praça que leva o nome do santo, onde aconteceu a primeira noite da novena. Ao longo de nove dias, os fiéis contarão com uma extensa lista de atividades, que compreende a santas missas, shows católicos e culturais, barracas de comidas típicas entre outros.
Antes de iniciar o ato religioso, foi lembrado por uma jovem que o nascimento de João Batista é uma festa cristã para homenagear um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.
Durante esse período, após as missas, os fiéis católicos se concentram na quermesse em frente à Igreja Matriz, onde é possível encontrar comidas típicas nas barraquinhas, além do tradicional forró pé de serra, com artista da terra animando o arraiá.
Tradicionalmente no dia 24 é celebrada uma missa festiva às 10h e em seguida a procissão, encerrando as atividades.
Ao falar para o CN, o padre Everaldo Góes dos Santos alertou para a mudança da programação do dia 24. “Iremos manter a missa das 09, mas a procissão e a missa de encerramento será celebrada às 16h”, informou padre.
A Prefeitura organizou dois dias de festa profana, ou seja, 23 e 24, com shows na Praça. O local onde estes as atividades irão acontecer foi ornamentado com bandeirolas e balões com cores da bandeira do Brasil, alusivo a seleção na Copa.
Redação CN