O auditório do Centro Cultural Ana Rios de Araújo em Conceição do Coité que sempre é usado para apresentação teatral, dança, música, formatura, entre outras atividades, foi utilizado na noite desta sexta-feira, 08, para algo raro de ser ver na cidade, casamento coletivo.
Cerca de 35 casais e seus convidados lotaram todo espaço do Centro Cultural. A cerimonia foi realizada pelo Cartório de Registros Civil e Pessoas Naturais Pita Lima, que tem a direção de Caio Souza Pita Lima. Ele disse ao Calila Noticias que o feito é a realização de um sonho em dar oportunidade as pessoas carentes ou que esteja vivendo momento ruim financeiramente, fazendo a cerimonia com isenção das taxas que eles teriam que pagar para se casarem e saiu em busca de apoio da Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, e em seguida começou a divulgar na sociedade, juntou um grupo de pessoas interessadas e aptas a casarem até conseguir reunir aquela quantidade. Caio falou ao Calila News o que foi preciso cada casal fazer para conseguir participar de cerimonia – Ouça
Caio disse que para a realização de um casamento de efeito civil atualmente custa aproximadamente R$ 300, e o cartório Pita Lima enxugou o que pôde e cada casal pagou um valor relativamente baixo de taxas que ele enquanto diretor do cartório não podia arcar, mas garante que ficou um baixo investimento o que pode se considerar ‘taxa simbólica’.
O casal de evangélicos Edson Silva Prado de Lima e Kalliane Oliveira da Silva, morador do Bairro Casas Populares em Coité não escondeu a felicidade de ter se casado. Edson disse que teve motivo duplo. Primeiro aproveitar a taxa que tinha um valor baixo em relação ao casamento normal no fórum. Segundo, atender ao pedido de sua igreja para que seja batizado.
O jovem casal Felipe Mascarenhas e Mayra Grazielly já mora junto e não perdeu a oportunidade de efetivar o matrimônio. Eles já têm uma filha de pouco mais de um ano e residem do Conjunto Habitacional Casulo Coité no Bairro Casas Populares.
Roberto e Renilsa noivaram no início deste ano e pretendiam se casar em setembro, mas aproveitando a oportunidade que lhes foram dada, resolveu antecipar. Ambos já têm filhos em seus primeiros relacionamentos e pretendem agora viverem um longa e quem sabe infinita união.
Redação CN