Durante toda a semana as escolas e os alunos participantes do Projeto Despertar estiveram envolvidos na Semana do Meio Ambiente. Com uma programação diária foram realizadas diversas atividades como plantio de mudas, trilha ecológica, circuito de palestras, cinema na escola com filmes relacionados a questões ambientais e gincanas ecológicas.
Para a diretora de Programa e Projetos da Secretaria de Educação, Joelma Oliveira, ações como esta têm efeito transformador nos estudantes e comunidades. “As crianças e adolescentes inseridos no programa, se envolvem bastante nas ações e mudam o comportamento e a postura. É um programa que visa a responsabilidade social (…) As nossas ações vão além da sala de aula, por exemplo, nesta semana as escolas estão realizando atividades específicas, voltadas para as questões socioambientais, circuito de palestras, plantio de árvores, reorganização dos espaços da horta. Além disso, as escolas envolvem as famílias para discutir questões como a água no semiárido, produção do lixo e o cuidado com o meio ambiente. Então os envolvidos nesse processo tem um comportamento diferenciado com relação ao meio ambiente”, explica.
O prefeito de Valente, Marcos Adriano Araújo, frisa a importância do trabalho desenvolvido com o Programa Despertar e ressalta o envolvimento da escola, família e comunidade. Segundo ele, os alunos tornam-se cada vez mais protagonistas da educação. “O trabalho ultrapassa os muros das escolas e mostra que podemos e temos as condições de proporcionar uma educação melhor e eficiente aos nossos alunos”.
A programação iniciada no dia 04 de junho finaliza no dia 12 de junho com a realização da II Badogada Ecológica da Serra do Pintado.
CN * Fonte: ASCOM PMV