Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) 2019 e seguem até o dia 16 de agosto. A prova será realizada no dia 21 de outubro.
As inscrições são feitas pelo site (clique aqui) ou no próprio instituto. A taxa de inscrição custa R$35. Até o dia 31 de julho, os alunos de família de baixa renda ou vindos de escola pública têm direito à isenção parcial da taxa. Assim, o candidato paga R$3,50 (um desconto de 90%). Para ter direito à isenção parcial, é necessário apresentar os documentos pessoais, histórico escolar e ir até o IFBA.
Serão oferecidas 220 vagas para os cursos nas modalidades integrada e subsequente. No caso da modalidade integrada, para estudantes que concluíram o ensino fundamental e estão prestes a entrar no ensino médio, os cursos disponíveis são Edificações e Eletrotécnica. Na modalidade subsequente, para estudantes que concluíram o ensino médio, são ofertados os cursos de Rede de Computadores ou Eletrotécnica.
Segundo o diretor do IFBA, Raigenis Fiuza, as provas diferem de acordo com a modalidade. “Para a modalidade integrada serão 36 questões objetivas de português, matemática, história e geografia e para modalidade subsequente são 30 questões de português, matemática e atualidades”, explicou.
Como uma medida do governo federal, o Instituto separa as vagas. São 45% das vagas para ampla concorrência, 5% para estudantes com deficiência e 50% para estudantes de escola pública, dentro dessa porcentagem, há cotização para renda e questões raciais também.
Em caso de candidatos com necessidades especiais, no dia da prova, o IFBA garante a acessibilidade disponibilizando um ledor (alguém para ler), um transcritor (para escrever), prova ampliada com fonte maior, braile, intérprete de libras, sala acessível e sala para amamentação.
Para mais informações, telefone (75) 3614-0382.
Acorda Cidade