Um soldado da Polícia Militar foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Subúrbio, em Salvador, após desmaiar durante um treinamento aquático, na tarde desta sexta-feira (27), em Simões Filho, na região metropolitana.
Segundo a instituição, o soldado Rafael Tourinho de Aragão participava de um curso que tem como objetivo habilitar policiais para ingressar no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
De acordo com a PM, o soldado realizava uma atividade prática do módulo de Operações Aquáticas do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), quando passou mal.
A vítima foi transferida para a capital baiana em um helicóptero. Segundo a PM, o militar está em observação e realizando exames. Dois médicos do Departamento de Saúde da corporação fazem o acompanhamento dele na unidade hospitalar.
Conforme a Polícia Militar, o módulo de Operações Aquáticas é composto por diversas atividades e provas para que o aluno consiga demonstrar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático, entre outros, que são acompanhadas de forma permanente por equipe médica.
Quando o soldado desmaiou, segundo a PM, ele foi imediatamente atendido pelos médicos e, em seguida, levado para o Hospital do Subúrbio. A atividade que o PM realizava quando desmaiou não foi divulgada.
O Copes começou no dia 16 de julho e seguirá até dezembro. Com a saída do soldado, segundo a PM, 20 policiais militares seguem no curso.
G1/BA