O Tribunal Superior Eleitoral – TSE realizou no sábado, 27, véspera das eleições do segundo turno, sorteios de várias sessões eleitorais em todo o País, cuja finalidade é comprovar a integridade e confiabilidade das urnas eletrônicas.
Na Bahia o sorteio aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral – TRE e a seção 079 do Colégio José Ferreira no Distrito de Salgadália Município de Conceição do Coité foi a única da 132ª Zona Eleitoral a passar pela auditória, algo semelhante ao que ocorre no futebol, quando é sorteado um jogador de um time para fazer o exame antidoping.
A auditoria contou com a presença do juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, promotora Gracie Inaura Anunciação representando o Ministério Público, prefeito do município Francisco de Assis, deputado estadual Alex da Piatã, fiscais do Partido do Trabalhados (PT) que tem Fernando Haddad como candidato a presidente e do Partido Social Liberal (PSL) Jair Bolsonaro, além de representante da Polícia Militar e equipe de mesários da referida seção.
Veja o vídeo do repórter Paulo Marcos
O juiz Gerivaldo Neiva em entrevista ao Calila News detalhou essa norma adotada pelo TSE (ouça)
A promotora Gracie Inaura disse que foi uma ação aberta a público que pôde acompanhar para verificar que as urnas são confiáveis e transparente. ” A ideia é passar para os eleitores que o voto do candidato dele é aquele que realmente vai estar na urna e será computado para aquela presidente que ele ou ela escolheu”, garante a representante do MP.
Foi apresentado as autoridades todo procedimento de preparação da urna que teve inicio às 07h, ou seja, uma hora antes da abertura da votação.
Outra cidade da região que teve urna auditada foi o município de Valente, segundo informou a promotora.
Redação CN