Antes de iniciar a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro na quarta-feira,14, o Vitória tinha a obrigação de vencer o Sport mesmo jogando fora de casa, mas a partida terminou com o empate em 0 a 0, o que manteve o Leão na mesma posição na tabela, ou seja, 18ª com 36 pontos, e segurou o Sport com dois pontos a frente, só que fora do Z4.
O Vitória recebeu a ajuda do seu maior rival que venceu o Ceará que tinha também ficou com os mesmos dois pontos de frente, viu o Vasco empatar com o Atlético Paranaense em casa e subiu apenas um ponto (39) e até mesmo o poderoso Corinthians que perdeu para o Cruzeiro e estacionou nos 40 pontos. Desnecessário falar da derrota do rebaixado Paraná Clube de 1 a 0 para o Atlético Mineiro.
Na rodada de quinta-feira, 15, outras duas equipes que estão na luta contra o rebaixamento também se deram mal. O Chapecoense com um ponto a mais que o Vitória, jogando em casa perdeu a oportunidade de sair da zona da degola ao ser derrotado pelo Botafogo por 1 a 0, e o América Mineiro que perdeu para o Inter no Beira-Rio por 2 a 0.
Portanto, os resultados terminaram sendo favoráveis ao rubro-negro baiano e na rodada 35 que começa neste sábado, 17, se o Vitória fizer sua parte e houver uma combinação novamente favorável pode deixar o Z4. Precisa vencer o Atlético Paranaense no Barradão amanhã às 19h de Brasília e torcer para que o Sport não vença o Flamengo na Ilha do Retiro, a Chapecoense não vença o Grêmio em Porto Alegre, e na segunda-feira, tem que ficar na torcida para o Flu derrotar o Ceará no Maracanã.
Vencendo algo que não acontece há cinco rodadas, o Leão pode sonhar em deixar o Z4 pelo menos na próxima rodada, já que seus concorrentes diretos não terão moleza.
CN