Agricultores familiares e empreendimentos da economia solidária da Bacia do Jacuípe e região passaram a contar com um importante espaço de comercialização e divulgação dos seus produtos. Nesta sexta-feira, 21, foi inaugurada a loja Sertão Jacuípe, localizada às margens da BA 052, no contorno do Bravo, distrito de Serra Preta. O espaço dispõe de uma grande variedade de ofertas como mel, doces, tempero, derivados de leite, legumes, frutas e hortaliças, bebidas, artesanato, artigos de decoração, dentre outros.
O projeto é fruto do trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos pelo Centro Público de Economia Solidária gerido pela Rede Pintadas. A implantação da rede de comercialização conta com apoio de diversos parceiros como o Consórcio Público da Bacia do Jacuípe, o CODETER (Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe), do CETEP (Centro de Educação Profissional Bacia do Jacuípe, o Escritório Territorial, a prefeitura de Serra Preta, do Governo do Estado através da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e do Núcleo Territorial de Educação, além do mandato da deputada estadual Neusa Cadore.
A inauguração contou com a presença de lideranças políticas, representantes dos empreendimentos solidários, comerciantes locais e visitantes. O prefeito anfitrião, Aldinho, fez questão de afirmar a alegria da sua gestão em contribuir com a implantação da loja e da importância da iniciativa para ampliar a geração de renda na Bacia do Jacuípe.
“Esse é um espaço importante que vai fortalecer o nosso processo de comercialização para toda a Bahia”, comemorou Jaineides Figueiredo dos Santos, integrante do Grupo de Tempero Sabor de Casa. “Toda a população baiana, turistas e até visitantes de outros países vão poder ter acesso a produtos de extrema qualidade que são inspecionados, que têm apelo social, são orgânicos, bem elaborados. É um projeto que nasceu pra dar certo porque as pessoas acreditam no que estão fazendo”, ressaltou o Coordenador de Agroindústrias da CAR/SDR, Wanderley Silva Gomes.
Loja virtual e aplicativo
A vereadora de Pintadas, Neia Bastos, uma das organizadoras da rede de comercialização destacou o crescimento do movimento da Economia Solidária no Território. “Para nós esse é um momento de celebração de um trabalho que vem sendo construído por muitas mãos e que visa empoderar os grupos produtivos, sobretudo as mulheres”. Ela também destacou a parceria estratégica do Cesol e o Escritório Territorial que está viabilizando a construção de um aplicativo e uma loja virtual que vai possibilitar ao comercialização dos produtos da loja física para qualquer lugar do Brasil.
CN * Fonte: ASCOM | Cesol Bacia do Jacuípe