A Operação ‘Tapa Buraco’, um projeto do Consórcio da Bacia do Jacuípe executado através do convênio firmado com a Secretaria de Infraestrutura do Estado que visa à manutenção e recuperação das estradas dos municípios consorciados, está recebendo um trabalho paliativo na BA 416, a partir da Fazenda Cabaças, no entroncamento com a BR 324, até a cidade de São Domingos.
Segundo secretário Executivo do Consórcio, Erivan Santos, este trabalho esta sendo realizada nos 300 km de malha asfáltica que interligam os 16 municípios filados ao consórcio – Ouça
Seis funcionários do consórcio estão trabalhando na operação e a previsão para conclusão é de 15 dias. Erivan Santos lembrou também que além dos 300 km de asfalto, o consórcio cuida da manutenção de 200 km de estradas de cascalho.
Na manhã desta segunda-feira, dia 24, o deputado Estadual Alex da Piatã (PSD), acompanhado dos vereadores José Marcos Almeida (PSD) popularmente conhecido por Marcão e Genival Araujo (PT), além do ex-vereador Agnaldo Carneiro de Freitas (PP), da suplente de deputada federal Elisangela Araújo (PT) e do lider político Ilário Carneiro (PP), visitou os trabalhos que estão sendo realizados.
O deputado lembrou a importância desta parceria com o estado e que o governador Rui Costa (PT) tem reforçando este trabalho com os prefeitos e seus consórcios. Ele assegurou que o trabalho do Consórcio do Jacuípe será até a cidade de São Domingos, mas que manteve contato com o prefeito de Lamarão, Dival de Memel (PT), presidente do CONSISAL e a operação prosseguirá até Valente e depois, na BA 120, até Conceição do Coité.
Eram muitas queixas
O vereador Marcão falou ao CN que as pessoas que trafegam neste trecho já estão comemorando o resultado da operação, pois, eram muitas as queixas e a preocupação de todos com a chegada de novas chuvas e danificar ainda mais. “Nosso medo era aumentar os buracos de forma que a operação tapa-buraco não resolvesse, daí buscamos a interferência do mandato do deputado Alex da Piatã para conversar com Dr. Ney, presidente do Consórcio e hoje estamos muito gratos”, externou o Social Democrata.
O vereador Genivaldo Carneiro tem como principal base a comunidade do São Pedro que fica as margens da BA 416 e segundo ele era muito cobrado e as queixas maiores vinham dos motoristas que fazem o transporte alternativo na região e dos motoristas de ambulâncias que utilizam a via para diminuir a distancia entre as cidades do sertão com a capital.
Este trecho chegou a receber uma intervenção pelo ex-vereador Agnaldo Freitas que mora no Povoado de Santo Antonio. Ele contou ao CN que se juntou com alguns amigos e taparam os buracos com areia e sem orientação técnica, apenas com objetivo de amenizar o sofrimento de quem trafega no trecho, mas durou pouco tempo. “Agora vai ficar bom”, acredita Freitas.
Elisangela reconheceu a parceria com o consorcio do Jacuípe e todas as vezes que tem recorrido ao prefeito Dr. Ney tem sido atendida. O prefeito Dival tem sido parceiro e a união destes dois consórcios têm permitido a conservação das estradas. “Precisamos de estradas boas e esta é uma marca do governo Rui Costa”, concluiu.
Segundo o líder político Ilário Carneiro, esta preocupação constante do mandato do deputado Alex da Piatã com os municípios dos territórios do Jacuípe e Sisal é visível e o fruto deste trabalho foi reconhecido nas urnas. “Quando levamos as demandas da região para Alex as coisas fluem e isto se deve ao fato de ser da região, conviver conosco e conhecer os nossos problemas. Um exemplo disto é esta estrada, pois ele semanalmente passa por aqui, pelos menos duas vezes, e sente aquilo que nós, que trafegamos diariamente, sente”, falou Ilário Carneiro.
Vale lembrar que a via liga a BA 120 a partir de Valente, passando por São Domingos até chegar a BR 324 no Município de Nova Fátima numa distancia de 33 km.