O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) realizou na manhã de sexta-feira (21), sua última Assembléia de 2018, e na oportunidade os sócios aprovaram por unanimidade a Previsão Orçamentária para o exercício de 2019.
A mesa foi composta de lideranças que atuam diretamente nos assuntos de interesses do Sindicato e dos sindicalistas, a exemplo de Elisângela Araújo diretora nacional da Cut Brasil e suplente de deputada federal, Célia Dourado – CAR/SDR, secretário de Agricultura de Coité, Rene do Sindicato, prefeito Assis, Valdemi de Assis – chefe de Gabinete do deputado Alex da Piatã, Eliana Lima – CONTRAF Brasil, Toni Marcelo – INSS Coité, Urias Rios – Movimento de Organização Comunitária MOC, Flaviano Santiago – COOAFES, Hilda Mercês – Arco Sertão e o contador, Gldásio Morais e,logicamente o presidente do SINTRAF Urbano Carvalho que deu boas vindas a todos (as).
Durante o ato a maioria dos componentes da mesa fizeram uso da palavra esclarecendo pontos importantes acerca da entidade e a importância de manter a luta que sempre marcou a vida dos sindicalistas e suas conquistas.
Segundo o presidente da entidade Urbano de Carvalho, a assembléia aconteceu com bastante êxito e permitiu uma divulgação bem ampla das atividades que foram realizadas em 2018, apesar de ser um ano com muitas dificuldades. “Realmente foi um evento bastante valioso, principalmente pela presença dos associados e representantes das instituições parceiras. Isto aumenta a nossa responsabilidade enquanto dirigente sindical”, afirmou Urbano.
Há 24 anos a frente do SINTRAF, Urbano lembrou que todas as conquistas foram a “duras penas” e 2018 não foi diferente. “Foi um ano de muita luta para que não fossem tirados os direitos dos trabalhadores, a arrecadação do sindicato caiu e isto se deu pela descapitalização dos trabalhadores em virtude a vários fatores, dentre elas é a política de governo e podemos citar a revisão de aposentadoria por invalidez e revisão de benefícios. Os créditos para os agricultores foram reduzidos. Isto tem atrapalhado os trabalhadores financeiramente”, confessou.
Ao falar para os associados, Carvalho criticou a agência do Banco do Nordeste por não está priorizando as propostas dos pequenos agricultores sob o argumento de ‘bater meta’. “Se não melhorar iremos até o presidente do banco em Fortaleza”, prometeu o Sindicalista.
Ele lembrou que 2018 foi um ano eleitoral e o SINTRAF apoiou publicamente os deputados Alex da Piatã (PSD), estadual e Elisângela Araújo (PT), federal. Na avaliação de Urbano, o resultado eleitoral foi muito bom, demonstrando a força do movimento. “Vamos conversar com o deputado Alex para ajustar nossas conversas para cobrar do governo do estado àquelas ações que venham melhorar a vida dos agricultores familiares”, afirmou.
O quadro social do SINTRAF é formado por 24 mil sócios, mas com pagamento em dias, segundo Urbano, tem aproximadamente 4.500. A entidade mantém 08 bases sindical, sendo a maior delas localizada no Distrito de Salgadália e muitos serviços são prestados nestas bases evitando que os sócios necessitem vir à cidade de Coité.
Presente ao evento, o prefeito Francisco de Assis (PT), pediu paciência os agricultores quanto à recuperação das estradas, pois “as chuvas que tanto esperávamos chegaram com abundancia e a prefeitura tem trabalho para que logo todas as vias estejam transitáveis”, falou o petista em um discurso de três minutos.
Elisângela disse que foi com muita alegria que participou das atividades do sindicato na manhã desta sexta-feira, numa assembleia tão participativa tantos dos agricultores e agricultoras familiares, das associações, do prefeito, dos mandatos que têm participação com o sindicato, “quanto chegar na terra da gente e sentir o clima tão maravilhoso com as chuvas, o verde, da perspectiva, mesmo tendo sido um ano difícil e estamos preocupados com 2019 principalmente para agricultura que estamos vendo poucas perspectivas, porque esse governo que foi eleito não reconhece esse setor, a importância dos investimentos, pelo menos aqui na Bahia nós temos o Governo Rui que investiu, foi reeleito e alegria das pessoas de terem a chuva e começar a produzir.Pra mim foi muito rico está aqui nesta manhã que dar mais energia e esperança para um dois mil e dezenove de muita luta”, finalizou a suplente de deputada.
Sorteio de prêmios
Após a assembleia foi realizado o sorteio de 24 prêmios entre os sócios que estavam com a mensalidade em dia.
Relação dos ganhadores:
LIQUIDIFICADORES
1. Leci L. Nascimento Oliveira
2. Senilda A. Pastor
3. Maria Crispina da S. Mota
4. Maria Efigênia do O. Pinto
5. Ivanete de J. Oliveira
VENTILADORES
1. Poliana de Almeida Silva Cunha
2. Cremilda L. Carneiro
3. Jailza França de Oliveira
4. Antonio X. de Almeida
5. Josefa P. de Oliveira
SANDUICHEIRAS
1. Maria Dalva de Oliveira
2. Elenildes Alves Santos
3. Maria Rosa Lima
4. Adrelina O. dos Santos
5. Marizete R. de Almeida
FERROS
1. Amerinda dos Santos Cardoso
2. Antônio dos Santos Souza
3. Ednalva de S. Lima
4. Anailza S. da Silva
5. Shaurinne da S. Santos
TV – Rosimeire O. Gonçalves
FOGÃO – Claudione M. da Silva
GELADEIRA – Maria Alves de Almeida
MICROONDAS – Maria Valmirete Pinheiro C. Almeida
Na foto abaixo Dona Almerinda, do Assentamento Atanázio José dos Santos, ela que estava acompanhando foi sorteada e já recebeu o ferro de passar das mãos da diretora Eliana.
Rildo Filmagens fez uma live de todo o ato e está disponível no Facebook do SINTRAF Coité, veja