A Paróquia de Nova Soure, uma das mais antigas da Diocese de Alagoinhas, criada em 1758, comemora reverencia Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Depois de nove dias de festa preparatória para o data comemorativa a santa, 08 de dezembro, os moradores conservam uma tradição que, segundo os mais velhos, a exemplo do aposentado José Santos Ramos, 81 anos, que participou da carreata no veículo dirigido pelo neto Paulo Ramos, 25,há mais de décadas que é inclusa na programação do novenário o dia em homenagem aos motoristas que nos últimos anos passou a incluir também os motociclistas.
Na noite de sexta-feira, um carro andor com a imagem puxou uma carreata pelas ruas do centro e dos bairros da cidade. Na saída do cortejo o padre José Ilson do Espírito Santo Matos, fez a benção dos veículos na proporção que se aproximavam do lado da igreja Matriz.
A Filarmônica 08 de Dezembro acompanhou a procissão tocando hinos em louvor a Santa em cima da carroceria de um caminhão.
O bispo Diocesano de Alagoinhas, D. Paulo Romeu, celebrou a missa da última noite do Novenário Festivo à Virgem da Conceição.
Das 35 paróquias que compõe a Diocese, três delas, Olindina, Nova Soure e Aporá, comemoram Nossa Senhora da Conceição como Padroeira.