A Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), ligada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Associação dos Agricultores Familiares de Várzea Suja, município de Capim Grosso, localizado no território do Jacuípe, distribuiu na tarde de terça-feira (22), cerca 50 mil mudas de palma forrageira. Ao todo,50 famílias cadastradas no programa de Agricultura Familiar foram contempladas com mil mudas cada uma, para ampliar o plantio e auxiliar a base alimentar de rebanhos de zonas áridas e semiáridas.
Segundo a ex-presidente da Associação, Leônia Ramos, a ideia era atender inicialmente os sócios, mas foi decido que outros agricultores familiares da região também fossem beneficiados. “Nosso desejo é que todos tenham seu quintal de palmas para beneficiar seus animais, principalmente no tempo de estiagem”, falou Leônia Ramos, que também é sindicalista rural.
O atual presidente da Associação, Antoniel Pereira dos Santos, que também é agricultor familiar, disse ao CN que a distribuição das mudas irá contribuir para o aumento da renda dos moradores da comunidade, pois vão economizar na compra de alimento para o rebanho. A Associação foi criada em 2002 e, segundo Antoniel, o grande desafio é aquisição de um trator agrícola.
A entrega das palmas foi feita por Juarez Lopes de Oliveira, coordenador do SETAF da Bacia do Jacuípe. Segundo ele, já foram entregues um milhão e setecentas raquetes de palmas no território do Jacuípe. De acordo com Oliveira, para isso, as associações interessadas nas aquisições se cadastram na SUAF, apresentam suas demandas e é feito um programa de entrega, “a exemplo do que aconteceu aqui em Várzea Suja. O governo do estado tem feito um esforço muito grande para atender e que a palma é a melhor forrageira para ser cultivada na região semiárida, uma vez que desenvolve muito bem nestas condições climáticas, garantindo alimento para os animais nos períodos de longa estiagem”, falou Juarez Lopes.
Comunidade fica no limite territorial dos municípios de Capim Grosso e São José do Jacuípe
A comunidade de Várzea Suja fica no limite territorial de Capim Grosso e São José do Jacuípe e durante o ato da entrega das palmas, estiveram presentes os vereadores Rosemilson Vilaronga (PSDB) e Mauricio Reis dos Santos (PP), mais conhecido por Téa, atual presidente e o prefeito de São José do Jacuípe Erismar Almeida Souza (PV). Para o prefeito, estas mudas de palmas têm uma importância muito grande para os agricultores, já que “a seca é um coisa certa no sertão, portanto precisamos estar sempre preparados para conviver com ela”.
Os vereadores pelo município de Capim Grosso, Samuel Ferreira dos Santos (Samuel Moto Taxi) MDB e Lucas Maciel Trabuco (Lucas de João do Couro) PTdoB, estiveram presentes e destacaram a importância do ato. Eles convidaram o deputado Alex da Piatã para conhecer a comunidade e ouvir as reivindicações dos moradores no inicio do segundo semestre do ano passado.
O deputado Alex da Piatã (PSD) disse que as necessidades de uma comunidade acontecem a cada dia, “hoje resolvemos a questão das palmas, graças à sensibilidade do governador Rui Costa, amanhã, com certeza, será o trator, depois o sistema de abastecimento d’água. O importante é não parar de lutar e nada resiste ao trabalho. Estamos aqui gratos pelos votos recebidos dos eleitores de São José do Jacuípe e Capim Grosso e aproveitamos para renovar nossos compromissos para que as pessoas tenham sempre melhores condições de vida”, concluiu o Social Democrata.
Redação CN