Segundo o líder político de São Domingos, município localizado no território do sisal, Ilário Carneiro, a unidade da bancada da oposição que resultou na vitória da vereadora Givalda Vieira dos Santos Araujo (PP) para presidir a Câmara de Vereadores para o biênio 2019/2020, fortaleceu a base da oposição para o projeto maior que é a eleição de 2020.
Emancipado há 30 anos, apenas em uma situação a oposição conseguiu eleger uma presidente, ou seja, Maria do Socorro Lima (PT), no biênio 2015/2016, mas foi necessário contar com o voto de Givalda Vieira, que na época fazia parte da base da situação. Naquele momento Givalda retribuiu o apoio recebido em 2013 quando foi eleita pela segunda vez presidente com o apoio da oposição.
Em 2016 Ilário disputou a eleição para prefeito e perdeu por 19 votos e a coligação que lhe apoiou conseguiu eleger 04 vereadores. Ele lembrou que a adesão do vereador Marcão (PSD) a base da oposição contribuiu para a vitória da Câmara sem a necessidade de nenhum voto dos vereadores da situação. “O vereador Marcão chegou para somar, tem contribuído muito com o projeto da oposição e é homem de palavra”, afirmou Ilário. Ouça
Ainda de acordo com Ilário, os vereadores Genival Araújo Carneiro, Hebert e Marcão foram procurados pela base governista e lhe ofereçam muitas vantagens, “mas não aceitaram e estão firmes em um projeto bem maior para São Domingos que é uma gestão que trabalhe pela melhoria de vida das pessoas e do município”, falou o progressista.
O líder da oposição destacou também a importância dos vereadores Genival Araujo Carneiro (PT), José Vaderlon (PSB), Herbert Carneiro (PSB) e da vereadora Givalda Vieira (PP), eleitos pela base da oposição e estão realizando um trabalho de muita importância na fiscalização do poder executivo. “Passou a eleição de 2016 e não paramos um dia. Unidos continuamos a luta em defesa do município e em 2018, na eleição para deputado verificamos que estamos no caminho certo quando os deputados Alex da Piatã e Elisângela apoiados pelo nosso grupo foram os mais votados. Isto só reforça nosso compromisso”, finalizou Ilário.
Ao falar para o Calila News, o vereador Marcão explicou os motivos que levaram a mudar do grupo político ao qual pertencia deste que o município foi emancipado e hoje fazer parte do grupo conhecido em São Domingos como “grupo de Florisvaldo Carneiro”. Ouça
A vereadora Givalda Vieira em seu discurso de posse, disse que a Câmara será de oposição, mas com transparência e responsabilidade. “Esta casa é do povo e da cidadania onde serão discutidos todos os assuntos de interesses do município com muito respeito. Vamos saber separar o que é obrigação do legislativo e do executivo. Cada poder cuida de fazer o que é da sua responsabilidade e uma das obrigações do legislativo é cobrar melhorias para população e isso vamos fazer”, garantiu a progressista.