O presidente estadual e tesoureiro nacional do Solidariedade (SD), Luciano Araújo comemorou os avanços que a legenda vem obtendo na Bahia, e um exemplo disto foi à conquista da presidência do poder legislativo de municípios importantes do estado, com destaque para Salvador capital do estado.
Usando da linguagem popular, “fez o dever de casa”, com a vitória do vereador César Rios, empossado na terça-feira, dia 01, presidente da Câmara de vereadores de Valente, município localizado no território do sisal, terra natal de Araújo.
César Rios foi eleito em 2016 com 762 votos, correspondente a 4,75% dos votos válidos, ele faz parte da bancada da oposição, porém contou com dois vereadores da situação para vencer o pleito realizado no final de dezembro. A posse aconteceu ás 10h30 e, além de Cezar, a vereadora Leninha (PT) tomou posse como vice-presidente e os vereadores Zé de Zeli (MDB), 1º Secretário e Nem da APAEB (PDT),2º Secretário.Todos da base da oposição.
César Rios agradeceu em seu pronunciamento ao presidente Luciano Araújo a forma como vem conduzindo o Solidariedade no estado e o credenciou o êxito em muitas cidades nas conquistas dos poderes legislativos – Ouça entrevista dele para o repórter Valdemi de Assis do Calila News.
Eleições municipais é a grande meta do Solidariedade para 2020
Luciano Araújo disputou uma vaga para deputado federal nas ultimas eleições e ficou na suplência. Em Valente ele obteve 3.890 votos, o que corresponde a 28,15% do eleitores que foram as urnas. “Não apenas em Valente, mas em todos os municípios, vamos continuar trabalhando para o crescimento do partido e pretendemos lançar candidatos a prefeitos ou fazer parte das chapas, dependendo das conjunturas locais. Em um grande número dos municípios do estado já estamos trabalhando neste sentido”, afirmou Luciano.
Salvador
Luciano também comemorou a eleição do vereador Geraldo Júnior (SD), empossado na tarde de quarta-feira, dia 02, presidente da Câmara de Salvador para o biênio 2019-2020. O vereador do SD conseguiu reunir o apoio da maioria dos seus colegas de Casa. Dos 43 vereadores que compõe o legislativo da capital, ele obteve 42 votos. O vereador Igor Kannário,eleito deputado federal pelo PHS, não compareceu à votação.
O presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo, vê a posse de Geraldo Junior como presidente da Câmara Municipal de Salvador como uma maneira do partido ganhar musculatura pra lançar um candidato a prefeito em 2020.
“Todo partido só cresce lançando candidatos na chapa majoritária, nosso partido com Geraldo na presidência da Câmara nós ganhamos musculatura na eleição para prefeito”, garantiu em entrevista ao BN.
O vereador Geraldo Júnior foi o autor da proposta que concedeu ao presidente nacional do partido Paulinho da Força o titulo de cidadão soteropolitano. Entre as capitais dos estados, além de Salvador, o vereador Paulinho Freire do SD presidi o Poder Legislativo de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Nova Fátima
No território da Bacia do Jacuípe, o SD irá comandar a Câmara Municipal de Vereadores de Nova Fátima. O vereador Saulo Rios, o mais votado em 2016, com 556 votos, correspondente a 8.70% dos votos válidos, tomou posse presidente. Ele dividirá a mesa com os vereadores Josenaldo de Oliveira Porto (DEM) Orlando Rios de Almeida, mais conhecido por Landinho do PT e João Humberto Félix de Souza Junior,(Joãozinho),também do SD. Com a morte do ex-prefeito Manoel Fernandes Araújo, não houve sessão solene de posse que aconteceria no momento que ele foi sepultado.
O vereador Saulo Rios acredita no crescimento do partido e em Nova Fátima, além de dois vereadores, tem o vice-prefeito Assis Porto. Saulo comentou no Calila News.
Vale ressaltar que apesar de uma tradição polarizada de dois grupos, Luciano Araújo foi o segundo mais votado para deputado federal no pleito de 2018 em Nova Fátima.
Serrinha
O subtenente Jean Carlos Cardoso Silva estará à frente do poder legislativo de Serrinha até 31 de dezembro de 2020. Sem tradição política, Jean foi eleito em 2016 com 769 votos.
O militar consegui apoio dos vereadores da oposição na formação de chapa única. O crescimento do partido tem chamado atenção do presidente da Câmara de Serrinha.
Além de Jean o SD conseguiu também eleger Laedson Santos Santiago com 679 votos.
Jean falou para o Calila News
São Sebastião do Passé
O vereador José Carlos Portugal Teixeira (SD), tomou posse na presidência da Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador, às 10h de terça-feira, dia 1º de janeiro, em uma cerimônia no plenário Anísio Celso dos Santos. Zé Carlos Teixeira foi o único vereador eleito pela legenda em 2016.
Redação CN