Eleita pela quarta vez, com 69.663 votos, a deputada Fátima Nunes Lula (PT), tomou posse na sexta-feira (1º), para a 19ª Legislatura da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba). A parlamentar, que é natural da cidade de Paripiranga, Ao falar para o Calila News externou sua gratidão aos quase 70 mil baianos e baianas, que confiam em seu trabalho, renovando o mandato na Assembléia e garantiu continuar lutando por projetos que visam qualidade de vida para população. “Essa nova legislatura será de muito trabalho. Intensificaremos ainda mais nossos pedidos e cobranças das demandas nos órgãos competentes”, declarou a deputada petista.
“Agradeço imensamente a Deus por mais uma conquista, mais uma vitória e das pessoas que confiam no trabalho que é desenvolvido com muito respeito ao ser humano, com amor, dedicação, persistência e luta. Sou muito grata por tudo, obrigada a todos e todas que compareceram ao evento, e aqueles que não estiveram presentes fisicamente, tenho certeza que enviou toda energia positiva. Ouça a participação da deputada no Calila News.
A parlamentar recebeu no dia da posse em seu gabinete muitas pessoas do interior e da capital, entre políticos, amigos e militantes dos movimentos sociais, de onde surgiu à história política de Fátima Nunes. Ela lembrou que muitos prefeitos que lhe apoiou na eleição passada e muitos que vão colocar seus nomes no pleito de 2020 estiveram presentes e mesmo sendo um dia de festa teve a oportunidade de conversar sobre estratégicas para desenvolver os projetos que possam servir as pessoas – Ouça
Entre as lideranças que passaram pelo gabinete, Fátima Nunes recebeu a visita do casal Anabel e João Batista de Carvalho (Tista), ambos já exerceram os mandatos de prefeito e prefeita respectivamente em Jeremoado e mesmo sendo do PSD e estando na oposição municipal apoiaram a petista no município obtendo 5.471 votos, correspondente a 29,82% dos votos válidos e com uma frente 1.461 votos em relação ao segundo colocado, deputado Alex Lima apoiado pela situação liderada pelo prefeito Derisvaldo Jose dos Santos (PP).
Ela também recebeu o prefeito de Santa Brígida Carlos Cleriston Santana, conhecido por Gordo de Raimundo, petista histórico e apoiou a parlamentar lhe credenciando a posição de mais votada no município obtendo 2.933 votos (37,31%).
Votação tem crescido a cada disputa
A votação de Fátima Nunes vem crescendo a cada eleição o que tem deixando a parlamentar convencida de que realmente tem prestado bons serviços aos baianos. Obteve 32 mil votos no primeiro mandato, depois se elegeu com aproximadamente 60 mil, repetindo a margem no terceiro e se reelegeu com quase 70 mil em 2018. “Esse último foi o mais desafiador levando em consideração a perseguição ao PT por uma parte da imprensa, a prisão do nosso presidente Lula, enfim, fizemos uma eleição na garra, mas com o apoio das pessoas, e foram muitas,renovamos nosso mandato”, lembrou Fátima Nunes.
Conheça a História da deputada Fátima Nunes
A professora Maria de Fátima Nunes dos Anjos nasceu no município de Paripiranga, nordeste da Bahia, no dia 11 de abril de 1953. Filha do casal de lavradores Guilherme Nunes e Maria Oliveira, aprendeu cedo a lutar pelos seus sonhos e a combater as injustiças sociais. Foi em busca da transformação da sociedade que Fátima Nunes entrou de corpo e alma na vida política.
Com 40 anos de militância política no movimento social, a deputada Fátima Nunes é uma força transformadora da sociedade que, ao lado do Partido dos Trabalhadores (PT), contribui significativamente para a mudança de muitas vidas na Bahia, proporcionando avanços e oportunidades para o exercício da cidadania e fortalecimento da democracia.
Com suas raízes no campo, a deputada defende na Assembléia Legislativa mais dignidade para a Zona Rural, luta para levar mais água, cisternas, luz e saúde para todos os municípios do interior baiano. Incentivos à agricultura familiar, educação, esporte, defesa aos idosos e os direitos da mulher também são algumas de suas bandeiras.
Relatora do Projeto de Lei nº 21718/16, de autoria do Poder Executivo, que institui a Política e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido, Fátima Nunes comemorou a aprovação da proposta, sancionada pelo governador Rui Costa, dia 30 de agosto do mesmo ano. A Lei estabelece os princípios, objetivos, diretrizes, mecanismos de financiamento, de gestão, de monitoramento e de avaliação, que constitui a mesma, melhorando as condições de vida e a promoção da cidadania no campo e na cidade, por meio de iniciativas educacionais, sociais, econômicas, culturais, ambientais e tecnológicas, contextualizadas e adequadas à vida na região.
A atenção e trabalho da deputada Fátima Nunes também são voltados para a capital e litoral do Estado. Com forte atuação em Salvador e região metropolitana ela apoia as associações de bairro, o Movimento de Mulheres e o Movimento dos Sem Teto, lutando pela moradia popular em toda a Bahia.
Conhecida por todos como “guerreira do Sertão”, Fátima Nunes é uma mulher destemida, um exemplo de independência política, justiça e combate às desigualdades sociais. Do sertão ao litoral, do interior à capital, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, Fátima Nunes está sempre com o povo da Bahia.
Visite o Facebook da deputada e veja como foi a festa da posse