Dois deputados federais, quatro estaduais e três ex-deputados estaduais dividiram o palanque com o governador Rui Costa na manhã desta quinta-feira, dia 07, no ato de entrega da recuperação do trecho de 17,5 quilômetros da BA-084 que liga as cidades de Irará e Água Fria. Esta foi à primeira viagem oficial do governador ao interior depois que os parlamentares foram empossados. Osni e Marcelinho Veiga foram escolhidos para falar com base na votação que obtiveram em Água Fria.
O deputado estadual Osni Cardoso (PT), foi o primeiro a fazer uso da palavra e marcou sua estreia. Ele que obteve 46 votos em Irará e 435 votos em Água Fria, focou o discurso nas ações do governo e na importância do projeto político conduzido pelo governador Rui Costa.
O deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) foi o mais votado em Água Fria e registrou em sua fala este marco do primeiro discurso na sua trajetória parlamentar. Herdeiro dos redutos políticos do agora deputado federal Marcelo Nilo, o parlamentar recém-empossado deveria falar na cidade de Água Fria, porém, diante do impasse entre o prefeito Manoel Potinha, do Democratas e os vereadores do PT, resultando na desmontagem do palanque, ele estreou seus pronunciamentos oficiais na cidade onde teve apenas 25 votos.
O deputado Zé Neto (PT) depois de vários mandatos de deputado estadual também fez sua estreia no discurso, pois, falou pela primeira vez como deputado federal. Zé Neto foi o terceiro mais votado em Irará e focou seu pronunciamento na força da agricultura famílias do município, destacando a criação de frangos.
Jorge Solla (PT) foi o único a citar, o que chamou de momento triste, a condenação Lula da Silva há 12 anos e 11 meses por decisão da juíza federal Gabriela Hardt na tarde de quarta-feira (6). “Isso é um recado que a gente não pode lutar, é opressão, mas não iremos nos calar”, falou o petista. Ele disse que a luta é para desarticular “essa quadrilha que instalou no planalto com o apoio das milícias do Rio de Janeiro”.
O ex-deputado estadual e primeiro suplente de federal Joseildo Ramos até a manhã desta quinta não tinha nenhuma definição do seu futuro, comenta-se que o governador venha a convocar um deputado para alguma secretaria, que abriria espaço para ele tomar posse. Comenta-se também a possibilidade de o mesmo ser convidado para dirigir uma secretária estadual – Ele comentou essa indefinição no Calila News – Ouça
O líder do governo Rosemberg Pinto o segundo mais bem votado em 2018 fez questão de acompanhar o governador nas duas cidades e destacou a importância da estrada que liga Irará a Água Fria – Ouça