Seis animais morreram após um raio atingir uma fazenda na zona rural do município de Água Fria, a 40 km de Serrinha. De acordo com informações, o caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (18).
Ainda conforme informações, os animais faziam parte de uma criação de gado da propriedade localizada na região do distrito de Pataíba, a cerca de 10 km da sede do município.
Os animais estavam aglomerados debaixo de uma árvore quando o raio atingiu a fazenda e morreram após receberem a descarga elétrica. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 9 mil.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) informou que, em casos como este, quando o gado morre atingido por raios, a orientação é queimar ou enterrar os animais.
De acordo com o órgão, a carne não deve ser consumida. Especialistas explicam que, com o animal morto, o sangue coagula, não sendo possível realizar o processo de sangria (retirada do sangue), necessário para garantir a qualidade da carne.
“A ausência do procedimento de sangria torna a carne dura, escura, podendo estragar facilmente, já que o sangue serve como meio de cultivo para bactérias”, disse o coordenador da ADAB, Aderbal Rodrigues.
Portal Cleriston Silva – Foto (Ilustrativa) Balazs Kovacs