A última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2019 foi marcada por muita emoção do inicio ao fim e das 10 equipes em campo apenas duas entraram sem a preocupação de classificação ou rebaixamento, foi o caso de Fluminense de Feira e Juazeirense.
O Flu sem nada a perder foi ao Barradão enfrentar o Vitória e mesmo debaixo de sol forte aplicou uma ducha fria na torcida rubro negra vencendo o jogo por 2 a 0, resultado que eliminou o Leão das semifinais do Baianão que entraria na quarta posição com um empate. O Flu terminou em 6º lugar com 12 pontos.
A Juazeirense andou complicando também a vida do Bahia de Feira, estando a frente do placar, mas ao final terminou em 2 a 2 e o Tremendão na liderança.
O Bahia da capital bastante pressionado não dependia apenas de si para garantir a vaga no G4. Precisava vencer o Jequié que também almejava um bom resultado para se manter na elite e o Bahia não tomou conhecimento, com Fernandão como novidade no ataque a torcida finalmente voltou a comemorar com quatro gols dele e o quinto foi marcado por Artur Kaique. Bahia se classificou em terceiro lugar
Mesmo com a derrota o Jequié com dois pontos a mais que o Jacobina estava se mantendo na elite, porque o Jacobina perdia em casa para o Vitória da Conquista por 1 a 0. Mas o Jipão do Sudoeste foi informado do empate do Jegue da Chapada e ainda assim permanecia na elite, só que no finalzinho o Bode permitiu a virada do Jacobina e o Jequié com 7 pontos foi rebaixado. Conquista em segundo pegaria o Bahia, com a derrota vai pegar ou outro Bahia, de Feira.
Por último o jogo no Antônio Carneiro em Alagoinhas entre Atlético e Jacuipense. O Atlético precisava carimbar o retorno a elite depois de cinco anos com uma boa classificação, por outro lado tinha um adversário ainda com chances de classificação e foi realmente um jogo eletrizante com o Carcará abrindo 2 a 0, a Jacuipense chegou ao empate e no final o time de Alagoinhas fez o terceiro garantindo o segundo lugar na tabela.
Veja os resultados da última rodada da primeira fase e classificação
As semifinais terão os seguintes confrontos:
Bahia (3º) X Atlético de Alagoinhas (2º) jogo de ida e volta sendo o primeiro na Arena Fonte Nova
Vitória da Conquista (4º) X Bahia de Feira (1º) jogo de ida no Lomanto Junior e volta no Joia da Princesa.
Diferente do formato dos últimos anos, nesta edição do Baianão o time de melhor campanha não tem a vantagem de dois resultados iguais para se classificar. Agora é assim: empate no placar após 180 minutos significa que a vaga é decidida nos pênaltis. As finais do Campeonato Baiano estão previstas para acontecer nos dias 14 e 21 de Abril.