O Bahia está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil depois de vencer o Santa Cruz de Natal no Rio Grande do Norte na noite desta quarta-feira, 06, no estádio Arena das Dunas. O Tricolor não foi tão brilhante como no jogo de sábado quando venceu o Altos do Piauí por 5 a 0 em Teresina, mas com um gol de Gilberto cobrando pênalti aos 28 minutos do primeiro tempo foi suficiente para garantir a vaga na próxima fase para pegar o o CRB de Alagoas.
O Bahia entrou em campo como favorito, pois o Santa Cruz não vive um bom momento nem mesmo no Campeonato Potiguar que neste ano em 10 jogos havia vencido apenas um, empatou quatro e perdeu cinco, mas mesmo assim conseguiu levar sufoco ao goleiro Douglas, principalmente nos minutos finais no segundo tempo.
O jogo
Primeiro tempo
A estratégia do Santa Cruz-RN era chamar o Bahia para seu campo de jogo e tentar aproveitar aquela oportunidade singular que apareceria pelo caminho. O problema foi que essa oportunidade não apareceu. A equipe baiana dominou o dono da casa na primeira metade da partida e só não foi para o intervalo com vantagem maior por falta de pontaria e pelas defesas do goleiro Pedro. Shaylon, Élber e Gilberto tentaram chutes a gol, mas foi o centroavante quem abrir o placar aos 28 minutos, de pênalti, depois de ter sido travado com falta na área potiguar.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Bahia entrou em campo mais relaxado, enquanto o Santa Cruz decidiu arriscar. Exemplo disso foi a falta cobrada por Beleu aos 11, que passou raspando pela meta tricolor. Diante da pressão do time potiguar, principalmente nos minutos finais, o torcedor tricolor temeu pelo empate e consequente decisão nos pênaltis: aos 44, não fosse pela grande defesa de Douglas em cabeçada de João Victor, o temor se tornaria realidade. Para alívio baiano, o apito final soou e manteve a vantagem de 1 a 0 no placar.
Quem comemorou bastante mesmo foi Gilberto que fez seu 12º gol na temporada 2019 em 11 jogos disputados.
As atenções do Bahia agora se voltam para o Campeonato Baiano quando vai encarar o Vitória em jogo que vale a liderança no próximo domingo na Arena Fonte Nova.
CN * Globo Esporte