Para um público superior a 41 mil pessoas na Arena Fonte Nova o Bahia sagrou-se Bi-campeão baiano 2018/2019 ao vencer o Bahia de Feira por 1 a 0 gol marcado por Gilberto cobrando uma penalidade que não foi marcada inicialmente pelo árbitro de campo Luiz Flávio de Oliveira, mas a equipe do árbitro de vídeo (VAR) viu uma penalidade do zagueiro do Tremendão sobre Erick Ramires. Gilberto cobrou com perfeição aos 8 min do segundo tempo e saiu para o abraço.
O Bahia de Feira não se entregou e saiu em busca do empate e deu muito trabalho a defesa do Bahia que cometeu muitas faltas na entrada da grande área e uma dessas aos 20 minutos Nelson Cazumba cobrou com precisão, a bola resvalou na barreira e saiu para escanteio. Os jogadores pediram penalidade afirmando que a bola tocou no braço de Gilberto quando saltou para cabecear. O árbitro mais uma vez pediu para ver o vídeo e marcou a penalidade. Era a chance do Tremendão colocar lenha no fogo, pois, caso segurasse o empate iria decidir a sorte na cobranças de tiros diretos.
Momento em que os jogadores levantam a taça. Seu Aderbal, com 30 anos de clube e 82 anos de idade, também levantou o caneco. #gebahia #trfonte pic.twitter.com/NHT1UOxOd1
— João Salvador (@joaosalvador_) April 21, 2019
A penalidade foi cobrada por Vitinho aos 23 min, mas o goleiro acertou, pulou no canto esquerdo espalmou e deu rebote, Vitor Hugo pega a sobra e chuta novamente para mais outro milagre do goleiro com a perna.
O Bahia teve chance de marcar o ‘gol matador’ no mesmo lance em contra-ataque, mas Ramires desperdiçou. O Tricolor da capital em contra-ataque perdeu mais dois gols de cara com Artur e Rogério. Ebinho ganhou na velocidade de Ernando, que chuta na saída de Anderson, mas por cima do gol. Bahia de Feira teve grande chance de empatar o jogo nos minutos finais.
Fim de jogo Bahia vence por 1 a 0 e não vai ter muito tempo para comemorar, pois, na quinta-feira próxima ja tem o jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Londrina no Paraná. O Tricolor para perder a vaga tem que perder por cinco gols de diferença por ter ganhado o jogo de ida por 4 a 0. Placar com diferença de 4 gols a decisão sai nos pênaltis e três, a vaga fica para equipe baiana para as oitavas de final.
Veja que ganhou em 17 estados e Distrito Federal
Campeão Gaúcho: Grêmio
Campeão Mineiro: Cruzeiro
Campeão Maranhense: Imperatriz
Campeão Piauiense: River
Campeão Brasiliense: Gama
Campeão Sergipano: Frei Paulistano
Campeão Paulista: Corinthians
Campeão Carioca: Flamengo
Campeão Alagoano: CSA
Campeão Baiano: Bahia
Campeão Cearense: Fortaleza
Campeão Goianiense: Atlético
Campeão Mato-Grossense: Cuiabá
Campeão Sul-Mato-Grossense: Águia Negra
Campeão Paranaense: Athletico
Campeão Pernambucano: Sport
Campeão Catarinense: Avaí
Campeão Paraense: Remo
Ainda não decididos
Campeão Acreano: Final no dia 22/04
Campeonato Capixaba: Final no dia 27/04
Campeonato Rondoniense: Final no dia 27/04
Campeonato Potiguar: Final no dia 24/04
Campeonato Amapaense: Ainda não começou
CN * Fox Sports