A Prefeitura Municipal de Valente assinou nesta quarta-feira (24) na sede da Policia Militar da Bahia, em Salvador, o Termo de Cooperação Técnica com a Policia Militar do Estado da Bahia, para implantação do sistema dos colégios militares estaduais, no Centro Educacional Municipal Luiz Eduardo Magalhães.
O referido termo foi assinado pelo prefeito Marcos Adriano, pela secretária municipal de Educação, Fabiana Gordiano e pelo comandante da Policia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, cujo ato contou com a presença do comandante do 16º Batalhão da Policia Militar (16º BPM/Serrinha), tenente-coronel Gilson Paixão.
O prefeito Marcos Adriano afirmou que o governo municipal de Valente, seguindo uma tendência nacional de melhoramento da educação no contexto do culto do respeito ao próximo e ao professor enquanto elemento de formação da personalidade do cidadão, e no trato com a moralidade da formação continuada das crianças e jovens, é de grande importância para este município, fortalecer ainda mais os laços de cooperação com a Polícia Militar da Bahia.
Para a secretária Municipal de Educação, Fabiana Gordiano, a assinatura do termo consolida uma parceria que já vinha sendo articulada desde o ano passado por intermédio do sub-tenente PM Alex Gomes Freitas, do Pelotão de Valente, ratificando a necessidade da colaboração da corporação da polícia militar no tocante à disciplina das crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino de Valente. A secretária salienta ainda, que a gestão escolar é de responsabilidade exclusiva do município, tanto na parte administrativa quanto pedagógica.
A participação das famílias dos alunos, neste processo é de suma importância, tendo em vista que estas devem preparar seus filhos para a educação formal, escolar. É advinda dos pais a responsabilidade pela educação dos filhos, por isso é demasiadamente importante a integração da família no ambiente escolar.
Atualmente, na área de responsabilidade do 16º BPM encontram-se implantados cinco Instituições de Ensino que adotaram o Sistema CPM, atingindo assim mais de 4 mil estudantes na região do Sisal que terão, em suas grades curriculares, temas Cidadania, Ética, Civismo, Hierarquia e Disciplina, dentre outros.
CN * Fonte: ASCOM PMV