A vantagem construída no jogo de ida, no Morumbi, deu a tranquilidade que o Bahia precisava para segurar o ímpeto do São Paulo, que precisava de dois gols para se classificar. De qualquer forma, o time paulista, mais uma vez, apresentou muita dificuldade na criação das jogadas. Tanto que só conseguiu chegar duas vezes com perigo: uma vez em chute de Reinaldo após passe de Hernanes e em bomba de Helinho no travessão.
O Bahia, com controle maior do jogo, chegou com perigo com Gilberto e em falta cobrada de longa distância por Douglas. Depois, na reta final do primeiro tempo, os donos da casa pressionaram, mas o São Paulo se segurou e ainda achou uma oportunidade com Arboleda de cabeça, nos acréscimos.
Segundo tempo
O São Paulo voltou para o segundo tempo com Pato no lugar de Everton. E Hernanes atuando mais na armação. Foram oito minutos de pressão no Bahia e de um futebol melhor do time visitante, mas um contra-ataque fatal que terminou em gol de Ernando aumentou a vantagem do Bahia.
A partir daí, o São Paulo foi para o tudo ou nada. E, sem organização, ficou exposto ao contra-ataque do Bahia e refém do nervosismo pela iminente eliminação, confirmada com o apito final, sem nenhum esboço de reação. Para piorar para os visitantes, Arboleda foi expulso, após revisão do VAR.
O Bahia jogou três jogos nas últimas duas semanas com o São Paulo, começou empatando em zero a zero no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro, três dias depois no mesmo estádio conseguiu a vitória por 1 a 0 e na noite desta quarta repetiu o placar na Arena Fonte Nova, ou seja, foram três confrontos sem sofrer um gol do time paulista.
Bahia, Grêmio e Inter estão garantidos entre os oitos que continuam em busca da Copa do Brasil. Confrontos serão conhecidos no sorteio. Os outros cinco sairão dos confrontos entre Palmeiras x Sampaio Corrêa, Flamengo x Corinthians, Cruzeiro x Fluminense, Athletico PR x Fortaleza e Santos x Atlético Mineiro.
O Tricolor embalado volta a jogar no próximo sábado a noite contra o Grêmio pelo Brasileirão, caso vença o jogo chegará a vice-liderança, mesmo que momentaneamente.
CN * Globo Esporte