A agricultura familiar vem sendo fomentada, através de investimentos em projetos, com a doação de sementes e visitas técnicas de apoio ao pequeno produtor rural, ações realizadas pela Prefeitura de Ouriçangas, município localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano, por meio da coordenação da agricultura da Secretaria de Administração.
Os produtos comercializados são comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, beneficiando agricultores da região e proporcionando renda, emprego e alimentação saudável para quem necessita.O município com 155,1 km², com uma densidade demográfica de 53,5 habitantes por km², tem sua população, na maioria, residente na zona rural.
Segundo a diretora de agricultura, a técnica agropecuária, Simone Santos, o município é divido em três recortes agrícolas, ou seja, na área que divide com os municípios de Irará e Água Fria, se identifica com o semiárido e uma parte mais seca e predomina o plantio da mandioca e criação de bovino de corte, caprino e ovino. Nos limites com Pedrão e Aramari, considerada uma área de transição, concentra as comunidades Quilombolas.
Ainda de acordo com Simone, oito comunidades já foram reconhecidas e o forte economicamente da região é bovinocultura de leite, mas mandiocultura e os plantios anuais de milho e feijão, também se destacam no município. “Nesta área há muitas frutas, mas não é muito explorada”, falou Técnica agropecuária.
Ela falou sobre a comunidade de Coqueiro, localizada as margens da BA 504, que por muito tempo se destacou pela produção de hortaliças, com destaque para o quiabo e a implantação do projeto feira verde. “Esta comunidade é muito importante para nosso município. Agora mesmo o sistema de água será melhorada com uma nova tubulação da rede de abastecimento através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, anunciou Simone.
Uma preocupação foi externada pela diretora da agricultura com referencia a região do Rio Grande, Irai e Jenipapo. “O assoreamento, um processo em que se observa no leito do Rio Grande, nos preocupa. Nosso rio ta morrendo e isso deve ao plantio de Eucalipto. Essa região precisa de uma atenção especial por conta da monocultura dos eucaliptos e agora a exploração de gás”, denuncia.
“Se faz necessário mais investimentos para melhorar a vida das pessoas que moram lá. E nesta região a produção de mangaba, quase que totalmente do extrativismo, praticado por populações tradicionais constituídas, em sua maioria, por mulheres, autodenominadas catadoras de mangaba.
Ouça a entrevista completa de Simone ao Calila News
Cozinha para família de agricultores
Simone Santos convidou o mandato do deputado estadual Alex da Piatã, sendo representado pelo chefe de gabinete Valdemí de Assis, para conhecer a primeira cozinha construída com recursos da Prefeitura e do PRONAF, através do Banco do Nordeste, na comunidade de Irai. Com forno industrial, batedeira, raspador de coco e forno para beiju.
Uma das proprietárias, a agricultora Aurelina Bispo, 56 anos, mãe de 03 filhos, conhecida por Zita, representante do grupo de mulheres Unidas pela Raiz, responsável pela produção de alimentos fornecidos para a merenda escolar, como bolo de aipim e bolacha de goma, disse que já sente melhorar sua renda, principalmente pelas vendas para a merenda escolar. ( VEJA O VÍDEO NO FIM DESTA MATÉRIA)
Semeando
Aproveitando o 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural a Prefeitura lançou o Programa Semeando e reuniu os agricultores da comunidade de Taperinha para distribuir milho e feijão, beneficiando 40 famílias, além da entrega de cadastros ambientais e Declaração de Aptidão ao Pronaf. Estima-se que no Brasil a agricultura familiar seja responsável por 75% dos alimentos que vai para mesa do brasileiro.
O prefeito Antonio Dias Marques (PSL), mais conhecido por Tonho de Fiito, falou ao Calila News que vivenciou no domingo, dia 26, um dia muito importante, satisfeito em vê os resultados do apoio que vem dando agricultura familiar e garantiu continuar apoiando – Ouça
Presença do mandato do deputado Alex da Piatã
O chefe de gabinete do deputado Alex da Piatã, justificou a ausência do parlamentar e colocou o mandato disposição dos agricultores. “Vou repassar tudo que vi hoje (domingo, dia 26) ao deputado Alex e com certeza ela fará questão de vê de perto este resultado obtido com o trabalho da Prefeitura e não medirá esforços para trabalhar visando à melhoria de vida de todos os agricultores e agricultoras”, concluiu Valdemi de Assis.
Ao lado do prefeito, Valdemi participou do encerramento da festa da padroeira da comunidade do Coqueiro, celebrada pelo padre Jairo Lobo.
A prefeitura veiculou em rede social um vídeo sobre as atividades realizadas no domingo – Veja abaixo