Faleceu na madrugada desta terça-feira (21), no Hospital São Matheus, em Feira de Santana, o sociólogo, professor e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.
Aos 70 anos, Ildes lutava contra um câncer de pulmão. O velório será realizado na Câmara de Vereadores e o sepultamento será às 15h30 no cemitério Jardim Celestial, no bairro Sim, conforme informou ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins Filho.
Segundo o prefeito, que decretou luto oficial de três dias, Ildes estava bastante debilitado. “Dia 14 de dezembro eu estava aqui na porta do São Matheus à noite quando ele sentiu-se mal. Ele era fumante, apareceu um tumor, e cinco meses depois faleceu. Esses seus últimos dias eu estava com a família. Ele deixou esposa, quatro filhos e muitos amigos”, lamentou o prefeito.
Natural da cidade de Valente (BA), o secretário Ildes era professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), formado em sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1977), possuía doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Unifacs (2013) e Mestrado Profissional Territorial. Ele era irmão do ex-prefeito de Valente Ismael Ferreira.
Ele ocupava o cargo de secretário desde 2013 e já foi vereador em Feira de Santana. De 1989 a 2001 também foi secretário municipal durante a gestão de Colbert Martins, pai do atual prefeito de Feira de Santana. Ildes também foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), de janeiro de 2007 a agosto de 2009, durante o Governo de Jaques Wagner, e diretor do Movimento de Organização Comunitária (MOC).
Rui Costa lamenta morte de Ildes Ferreira
O governador Rui Costa utilizou o Twitter, na manhã desta terça-feira (21), para lamentar a morte do professor e sociólogo Ildes Ferreira. “Recebi com muita tristeza, na manhã de hoje, a notícia do falecimento de Ildes Ferreira. Sociólogo e professor da Uefs, foi uma figura pública muito respeitada pela vida dedicada ao desenvolvimento de Feira de Santana. Meus sentimentos aos amigos e familiares neste momento de pesar. A morte de Ildes é uma grande perda para Feira e para a Bahia”, escreveu na rede social.
CN * Acorda Cidade