A Comunidade rural de Brejo, distante 7 km da sede do Município de Conceição do Coité tem motivos de sobra para se alegrar, depois da divulgação do Vaticano que o papa Francisco irá canonizar em breve a Bem Aventurada Dulce dos Pobres, Irmã Dulce, primeira santa brasileira. Os baianos, coiteenses, de modo especial do Brejo tem motivos em dobro para celebrar a canonização da freira que dedicou sua vida aos pobres e enfermos.
Os católicos do Brejo até 2013 não tinham uma capela e participavam dos atos religiosos na sede da associação e antes disso no Povoado de Sambaiba II que tem São José como padroeiro e segundo o morador e diretor da associação comunitária João Anunciação Xavier, 77 anos, uma pessoa dava catequese aos domingos no salão da associação “e com o passar do tempo a gente achou por bem criar uma comunidade e em oito de março de dois mil e onze, começamos discutir quem seria nossa padroeira e foi sugerido o nome de Irmã Dulce e aprovado por todos”, disse.
Senhor Dandinha como também é conhecido confessou que a comunidade decidiu sem comunicar a Paróquia e pedir autorização, posteriormente o então padre Charles Santana esteve no povoado e concordou com a escolha. O agricultor disse que os moradores não tinham conhecimento se na condição de Beata, Irmã Dulce podia ser padroeira, mas durante esses anos ela é venerada por todos da região, aos domingos a capela é aberta para celebração e nas noites de terças-feiras se reúnem para rezar o terço.
O Calila Noticias fez uma visita sem um aviso prévio e encontrou apenas o senhor Dandinha e o agricultor Eliel de Oliveira Reis e seu irmão João que falaram da alegria em nome da comunidade.
Segundo Eliel, no próximo domingo será o primeiro encontro de todos, depois do anuncio da canonização de Irmã Dulce e segundo ele vai ser muito especial. Eliel lembrou que a escolha de irmã Dulce surgiu quando foi anunciado a Beatificação em 2011, “agora a alegria ficou ainda maior, ela vai ser consagrada santa e aumentar nossa fé”, falou Eliel.
O Calila Noticias esteve na comunidade em 2013 quando tomou conhecimento que ao ser Beatificada a população de Brejo já havia feito a escolha por Irmã Dulce como padroeira – veja abaixo
O Calila Noticias esteve também no ato histórico de Beatificação em Salvador no ano de 2011
Especial Beatificação de Irmã Dulce: muita emoção dos fiéis durante descerramento da foto