Ao participar da inauguração da Creche Celcina Lucas de Jesus, da entrega de 20 unidades habitacionais para a comunidade quilombola de Gaioso e de 440 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), para produtores da região, na manhã de sábado dia 08, o deputado estadual Alex da Piatã, líder do PSD na Assembléia Legislativa, elogiou a iniciativa por parte do governo do estado em lançar o edital de chamada pública para seleção de subprojetos socioambientais que sejam voltados para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Ele lembrou que o governo irá investir R$ 22,5 milhões no edital, distribuídos entre os 75 projetos socioambientais que serão selecionados, mas lamentou pelo território Litoral Norte Agreste Baiano tivesse ficado de fora e pediu que o governador Rui Costa que o incluísse.
Antes do ato, ainda no estádio municipal, onde o helicóptero com o governador Rui Costa aterrissou, Alex da Piatã acompanhando da coordenadora de Agricultura da Prefeitura de Ouriçangas e uma das animadoras dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (CMDS), Simone Santos, entregou um manifesto reivindicando a retifica do presente edital pra inclusão do território.
Segundo Simone Santos, nos critérios de seleção para escolhas dos 15 territórios se elevou em consideração a grande relevância para conservação de estuários, mananciais e biodiversidade justificando a importância dessas áreas para conversação e uso do patrimônio ambiental, hídrico e cultural.
“No edital, outra citação que reforça escolha dos territórios a serem fomentadas irão contribuir para conversação e uso sustentável das principais bacias hidrográficas da Bahia e no próprio edital pode se verificar a erronia da exclusão do território. O nosso território é litorâneo, portanto, se enquadra nas chamadas áreas costeiras, está inserido e contemplado dois grandes biomas, ou seja, caatinga e mata atlântica. Esse é um elemento que credencia a inclusão do território”, falou a coordenadora da agricultura Simone Santos.
Ouça a entrevista que ela concedeu ao Calila News
Além de Simone Santos, a agente de Desenvolvimento Territorial Edna e do animador do CODETER Elinaldo, participaram do evento.
O governador Rui Costa determinou ao chefe de gabinete Jeandro Laytynher Ribeiro que verificasse esta possibilidade e se legalmente for possível, que inclua – Ouça.
Procurado pelo CN, Jeandro Ribeiro, garantiu verificar os motivos que levaram o território ficar fora do edital e garantiu responder até esta segunda-feira, dia 10.
Conheça na integra o edital – EDITAL