A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D teve encerramento neste domingo, 09, e 32 equipes seguirão em busca do titulo e do acesso para a Série C de 2020, entre elas, as quatro baianas. Jacuipense com a melhor campanha do Grupo A7 com 15 pontos conheceu a primeira derrota para o ASA de Arapiraca em Alagoas, onde foi derrotado por 1 a 0. Asa ficou em segundo e também está classificado.
Mesmo com a derrota, além de melhor do seu grupo o Leão do Sisal manteve-se como a melhor entre todos que disputam a série D, já que Brusque – SC e Atlético – CE que estavam invictos também perderam nesta última rodada e ficaram com os mesmos 15 pontos do Leão Grená, mas o saldo de gols dos baianos é melhor.
Na fase do mata-mata o Jacuipense vai enfrentar o Central-PE que ficou em segundo lugar no grupo A5 e vai decidir a vaga jogando na Arena Valfredão.
A segunda melhor campanha é a do Fluminense de Feira que terminou na liderança do Grupo A8 com 12 pontos. Neste domingo o Touro foi a Salgueiro sertão pernambucano e arrancou o empate em zero a zero. Os pernambucanos também estão classificados e coincidentemente vão se enfrentar novamente no mata – mata, e o Flu de Feira com a vantagem de decidir em casa.
Com a terceira melhor campanha entre os baianos (11 pontos) a Juazeirense Grupo A9 foi para o confronto com o lanterna Interporto no Adauto Morais precisando vencer a todo custo e torcer pelo tropeço do Aparecidense em casa para o Itabaiana e tudo acabou dando certo. O Cancão de Fogo venceu por 1 a 0, e o Itabaiana bateu o Aparecidense em Goiás por 2 a 0.
A Juazeirense vai enfrentar o Patrocinense – MG o primeiro do Grupo A11 ma segunda fase, com um detalhe; Juazeirense em segundo do seu grupo marcou um ponto a mais que Patrocinense.
O Bahia de Feira pelo Grupo A6 ganhou a vaga do América de Pernambuco por ter feito melhor saldo de gols. Jogando na Arena Cajueiro venceu a partida por 3 a 1 e ficaram empatados em número de pontos (10) vitórias (3) empates (1) e derrotas (2). O que fez a diferença a favor do Tremendão foi ter marcado 12 gols e sofrido cinco, ficando com o saldo de 7. O América marcou 8 e sofreu 8, saldo 0.
Assim como aconteceu com aconteceu com o Flu de Feira que vai enfrentar equipe que compôs o seu grupo na primeira fase, vai acontecer com o Bahia de Feira, tendo ficado em segundo lugar do A6, vai enfrentar o líder América-RN na segunda-fase. Mas a decisão da vaga vai ser na Arena das Dunas.
Aguardar agora posição do STJD
O Bahia de Feira se classificou com jogando futebol, mas ainda pode perder a vaga, pois, foi acusado de escalar o volante Edimar de forma irregular e terá que aguardar o julgamento no STJD para saber o seu futuro no certame nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservou os dois próximos finais de semana (16 e 23 de junho como as datas da segunda fase).
Veja como ficaram os outros jogos da segunda fase:
São Raimundo-RR x São Raimundo-PA
Manaus x Real Ariquemes
Moto Club x Floresta
Atlético-CE x Bragantino-PA
Itabaiana x ASA
Iporá x União Rondonópolis
Caldense x Ituano
Brasiliense x Vitória-ES
Novorizontino x Boa Vista
Brusque x Hercílio Luz
Cianorte x Ferroviária
Avenida x Caxias
Redação CN