O Município de Coronel João Sá no Território Semiárido Nordeste II da Bahia ficou conhecido nacionalmente após o rompimento de uma barragem de água localizada no vizinho município de Pedro Alexandre, inundando centenas de casas e deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas no dia 11 deste mês. O assunto ganhou grande repercussão em todo Brasil, felizmente não foi registrado nenhum óbito.
No dia seguinte ao rompimento da barragem do Quati o prefeito Carlinhos Sobral gavou um vídeo dizendo que os festejos pelo aniversário de 57 anos de emancipação política e administrativa do município estaria desde já cancelados, pois, via uma grande necessidade de recursos para ajudar as famílias e o dinheiro que seria aplicado na festa, seria destinado na ajuda da população.
Felizmente a situações sensibilizou a muita gente inclusive lideranças politicas de todo município, região e da Bahia que se comprometeram e ajudaram na busca por donativos e em todo tipo de atendimento necessário para as famílias.
Diante disto, o prefeito reuniu no domingo, dia da Data Magna do município para realizar um ato ecumênico que foi aberto com a celebração de uma missa presidida pelo bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido, em seguida a comunidade evangélica também realizou suas orações e louvores no palco montado no centro da cidade, onde também foram entregues 24 títulos honorários de cidadãos joãosaenses aprovados pela Câmara Municipal.
A honraria foi entregue a pessoas individuais e que representavam algum setor publico ou privado que de alguma forma contribuiu para o momento mais difícil enfrentado pela população quando afetada pela enchente, dentre os homenageados estavam o deputado federal João Roma e o estadual Alex da Piatã.
Ao falar para o público presente o prefeito Carlinhos Sobral ressaltou que lideranças políticas de situação e oposição da Bahia se uniram para ajudar o município, assim como o Governo do Estado e o Federal, a Prefeitura de Salvador também quando enviou engenheiros da Codesal, eu tenho grande respeito por todos, por isto fiz questão de reunir todos para agradecer dentro de um mesmo momento”, disse o gestor.
Carlinhos ainda dentro da programação de agradecimento com entrega de títulos de cidadão, fez entrega de um ônibus, um caminhão pipa, instrumentos para uma fanfarra, 102 fogões e 82 geladeiras.
A primeira dama do município Jaqueline Sobral disse que o momento é de gratidão e que as pessoas que ajudaram podem se considerar anjos enviados por Deus, e que o Brasil colocou os olhos em Coronel João Sá que recebeu ajuda de todos os lugares.