Sabores e saberes do povo sisaleiro deram a tônica do segundo dia da Semana de Cultura Territorial, no município de Conceição do Coité com a realização dos festivais de Gastronomia e Música autoral. Na manhã de sábado (06) os 11 candidatos do 2° festival de gastronomia deram show a parte com a apresentação dos pratos e petiscos que variaram desde “Caju” ao prato “Carneiro ao leite de coco”, vencedor do primeiro lugar.
“Estou muito feliz, foi um choque quando ouvi o resultado e só tenho a agradecer a Deus pelo dom e à organização deste festival”, comemorou Michele dos Santos Nascimento, que levou mil reais de premiação.
Italo Silva de Oliveira ficou em segundo lugar e faturou oitocentos reais ao criar o prato “Trilogia de Quiches do Sisal”. Já o terceiro lugar foi para Aline Cardoso de Oliveira, que embolsou quinhentos reais com a invenção do prato “Caju”.
“Espero que vocês não desistam, gastronomia não é uma área fácil, mas é muito prazerosa. As preparações foram ótimas, estão todos de parabéns”, parabenizou Neno Cerqueira, jurado técnico que representou a Fundação Miguel Calmon.
Festival de música autoral
A parte da noite ficou reservada para o festival de música autoral onde a população compareceu lotando a praça da Babilônia. Os 10 concorrentes não decepcionaram mostrando toda criatividade artística do Território do Sisal.
Numa disputa acirrada, enfim, os jurados deram o parecer apontando os três vencedores. Em primeiro lugar, a canção “Rosário Regional” do cantor e compositor Orlando Nascimento de Carvalho, que recebeu das mãos da tesoureira do CPECC, Tamires Sacramento, o cheque símbolo no valor de um mil e quinhentos reais.
“Participar de um evento onde a gente reúne todas as forças da música e os pensamentos dos compositores isso é maravilhosa e todos saem vencedores. Estou muito feliz por esse momento” comemora Brukas, como é mais conhecido o artista.
O segundo e terceiro lugar foram para Moacir da Silva Cortês Júnior com a canção “Canudos: gritos de Solidão” e Fernanda dos Santos Silva e a música “Ascensão”. Cada um levou oitocentos e quinhentos reais, respectivamente.
Tamires Sacramento comemorou o sucesso que está sendo a Semana da Cultura e destacou a participação dos jovens.”Hoje foi um dia mais incrível ainda, tudo saindo dentro do planejado, o público só cresce a cada dia e a juventude vem participando ativamente dos festivais e de todas as atividades culturais e a tendência é só melhorar”.
O prefeito Assis por sua vez parabenizou os participantes dos festivais e aproveitou para afirmar a importância do evento para a economia local. “Coité é riquíssima na sua diversidade cultural e a Semana da Cultura é também uma oportunidade de potencializar a economia. As barracas estão muito movimentadas, os vendedores satisfeitos e o povo de Coité gosta e aproveita para para consumir e isso aquece a economia”, ressaltou Assis.
“Essa é a maior valorização que podemos dá para nossa juventude da região pra que ela expresse toda sua criatividade, capacidade, seu amor e alegria no maior evento de incentivo à cultura que é a Semana da Cultura de Conceição do Coité”, apontou o vereador e líder do governo, Danilo Ramos.
A banda Essencial Rit Oficial fechou a noite com muita animação e saudosismo ao tocar sucessos dos anos 70, 80 e 90.
A programação segue neste domingo (07) com o 7° festival de Grafiteiros Flip Eterno, Encontro de carros antigos, espetáculo infantil (Teatro de Bonecos), Festival de Quadrilhas e muitas brincadeiras para as crianças com o Cultura do Brincar.
Ascom CPECC – Gilcimar Pereira | Fotos: Leonardo Valentim/Jajá Lima