O governador Rui Costa anunciou que irá visitar na manhã desta sexta-feira (12) as cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre que foram afetadas pelas fortes chuvas que caem na região. Devido ao temporal, a Barragem do Quati transbordou nesta quinta (11), mas não chegou a romper, e até o momento, não há registro de vítimas. Após a visita, Rui segue para Paulo Afonso onde inaugura a Policlínica Regional de Saúde, agenda previamente marcada.
Tão logo tomou conhecimento da notícia, o governador manifestou solidariedade aos moradores da região e entrou em contato com os prefeitos das duas cidades para colocar a estrutura do Estado à disposição. Já foram enviados para a região efetivos do Corpo de Bombeiros, técnicos da Defesa Civil Estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Rui informou também que serão enviados mantimentos e água mineral para a cidade de Coronel João Sá.
Rui Costa ainda entrou em contato com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a quem relatou os fatos, chamando atenção para possíveis consequências já que as cidades daquele estado fazem fronteira com a Bahia. Também em conversa com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, Rui disse que o órgão federal se colocou à disposição da Bahia.
A barragem foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade de Quati.
Representante do município de Coronel João Sá na Assembleia Legislativa, deputado estadual Alex da Piatã já confirmou que estará visitando os municípios afetados na manhã do próximo sábado, 13, e segundo ele não medirá esforços para ajudar no que for possível. Bom que o governador já vai antes, ele deverá fazer uma inspeção geral da situação e a gente vai também poder sentir de perto a situação e apresentar posteriormente outras demandas que devam surgir.
A primeira dama e secretaria de Saúde de Coronel João Sá, Jaqueline Sobral enviou um áudio com exclusividade para o Calila Noticias que relata como ocorreu o rompimento e toda preparação para que não fizesse nenhuma vítima – Ouça
Prefeito de Pedro Alexandre decretou situação de emergência