Teve início nesta sexta-feira (05) a 7ª Edição da Semana de Cultura Territorial de Conceição Coité, que tem como realizador o Centro de Promoção da Educação e da Cidadania (CPECC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia.
Caminhada Cultural
Logo pela manhã, na Caminhada Cultural, repentistas, artistas plásticos, poetas e poetisas, quadrilhas juninas, grupo de reizado e filarmônicas encantaram o público que prestigiava e vibrava com cada manifestação artística-cultural que passava.
A novidade desse ano na Caminhada Cultural foi a participação das Filarmônicas Ramo de Oliveiras (Santo Amaro), 4 de Janeiro (Itiúba), 19 de Março (Santo Amaro), Lira Siciliana (Cachoeira) e a Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro), que abrilhantaram ainda mais a abertura do evento.
“Penso que acertamos em colocar o desfile de filarmônica junto com a nossa Caminhada Cultural, pois a abertura ficou ainda mais rica e diversa culturalmente. Estamos muito contentes e empolgados com o inicio de mais uma Semana da Cultura”, frisou Saulo Cardoso do CPECC.
Pela primeira vez em Conceição do Coité o Grupo Soteropolitano de Teatro Lambe-Lambe fez a alegria de adultos e, principalmente, da criançada que se divertia com as marionetes gigantes.
Abertura Oficial
A noite aconteceu a solenidade de abertura oficial da Semana da Cultura que contou com a presença do prefeito Francisco de Assis, da secretária de Relações Institucionais do CPECC, Ana Patrícia, do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renilson Pinto, da vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Val Pinto, do deputado estadual Alex da Piatã, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas do município.
“A Semana da Cultura já paz parte da vida do povo de Coité, ela mexe com o que há de melhor de nossos sentimentos. É um evento feito com muito carinho, por isso esses sentimentos bons fluem ainda mais nesse período de efervescência cultural. Espero que a população aproveite ao máximo”- enfatizou a secretária de Educação Cultura Esporte, Perpétua Sampaio.
Já o prefeito Assis fez questão de destacar que a Semana de Cultura é um meio de evidenciar a grandeza dos munícipes, “temos a oportunidade de celebrar a grandeza do povo de Conceição do Coité e do Território do Sisal. Hoje somos destaque nacional no seleiro cultural, tenho certeza que será uma belíssima Semana, destacou o prefeito.
Ana Patrícia do CPECC aproveitou sua fala para reforçar o convite à população, “venha e aproveite todas as manifestações artísticas, a programação está riquíssima e plural”, disse.
A programação do primeiro dia foi encerrada com shows, onde o publico pôde curti a musicalidade marcante do grupo Cordel do Fogo Encantado. Surgido em 1997, em Pernambuco, o grupo cênico-musical, trouxe um repertório rico enaltecendo a cultura popular sertaneja e indígena marcado pela batida percussiva e vozes fortes que interpretaram músicas autorais
Outra atração da noite foi a banda Mametto que mistura os ritmos, sons e a poesia para dá sentido à seu trabalho autêntico.
A programação continua neste sábado com exposições de carros antigos, encontro de grafiteiros, lançamento de livros, espetáculo de dança folclórica (Grupo Tradição), apresentação do Teatro Lambe Lambe, estande de realidade virtual, apresentação musical com Banda Mandacaru do Sertão e Essencial Rit Oficial (Música dos anos 70,80 e 90), além dos festivais de Gastronomia e de Música Autoral.
CN * Fonte ASCOM CPECC Gilcimar Pereira