Inconformados com a atual situação de Tucano, município localizado no território do sisal e com o objetivo de construir um projeto que possa “tirá-lo do marasmo e retrocesso” em que se encontra, conforme relato do médico e ex-prefeito Igor Nunes (PT), ele que falou ao CN que tem trabalhado bastante para manter a oposição unida em torno de único nome para candidato a prefeito no próximo ano.
“Penso que a oposição deve marchar unida para conseguirmos derrubar este governo, ou melhor, este desgoverno, cujo gestor não tem preocupação social nenhuma, não tem obras, não tem acertos, enfim, só desacertos nestes anos que já se passaram, portando a oposição deve marchar unida”, falou Dr. Igor, como é conhecido o petista.
Na entrevista concedida ao Calila News, Igor Nunes citou os nomes cogitados para candidatos pela oposição, Arilton Júnior, Neto do Erlon, vereador Elson, Marcos do Raio X “e temos que estabelecer metas e uma destas metas é união” – Ouça entrevista
Segundo o presidente municipal do PT, Magno Pereira de Souza Amâncio, o partido é oposição e de forma visível a comunidade esta sofrendo, portanto é necessário fazer uma frente e apresentar uma melhor opção tanto a prefeito como para a Câmara de Vereadores. Magno disse que o PT ainda não decidiu nome, pois é pratica do partido decidir coletivamente, “mas temos bons nomes”, garante.
O vereador João Marcos Araujo Cavalcante (PTB), mais conhecido por Marcos do Raio X, o mais votado na eleição de 2016, quando obteve 1.845 votos, correspondente a 6,33% dos votos válidos, também confirmou ao CN que deverá colocar seu nome para disputar a Prefeitura, mas reconhece que é difícil agregar, porém é uma necessidade do município esta união pois “estamos vivenciado um verdadeiro desgoverno em Tucano e denunciando isso constantemente”, falou Marcos do Raio X. Ouça
Monte Santo já está definido isto
O segredo e a maneira menos complicada de a oposição vencer as eleições nos municípios têm sido a união de forças, em Monte santo, por exemplo no último domingo Silvânia Matos e Jorge Andrade selaram a união e já fazem pré-campanha pensando na união, cada um faz sua parte pensando em encabeçar a chapa e posteriormente farão uma pesquisa e quem despontar melhor será o candidato e o segundo lugar sairá candidato a vice ou indicará um nome de sua preferencia.
Jorge Andrade e Silvania concorreram a eleição em separado em 2016 numa disputa que tinha também Vando Almeida que saiu vencedor, só que a soma dos votos de Jorge e Silvania foi muito superior, mais de cinco mil a mais que o vencedor e dentro deste analise encontraram uma forma de saírem vencedores no próximo pleito.
Conceição do Coité deu certo
Essa mesma experiencia da união de forças da oposição surtiu efeito positivo em Conceição do Coité, assim como em Monte Santo em 2016, três nomes concorreram em 2008, Assis (PT) Alex da Piatã pelo então PMDB, enfrentando o candidato Renato Souza PP, apoiado pelo grupo Hamilton Rios que estava há décadas no poder. Renato saiu vitorioso, mas a votação dele foi inferior a soma dos votos de Assis e Alex.Em 2012 selaram a união, Assis com mais popularidade na condição de candidato a prefeito e Alex na vice e ambos garantiram a vitória.
A união foi mantida na eleição seguinte e Assis foi reeleito em 2016, Alex eleito deputado estadual em 2014 indicou sua esposa Val na vice.
Redação CN