A população de Nordestina, de modo especial aposentados e pensionistas, comerciantes locais e correntistas do Banco do Brasil comemoraram na manhã deste sábado, 24/08, a reinauguração da agência que deixou de funcionar no dia 1º de dezembro de 2015, após uma quadrilha fortemente armada invadir o estabelecimento e colocar explosivos nos caixas eletrônicos que praticamente destruíram todo imóvel, (relembre).
A partir daquele dia, não faltou luta das lideranças locais que foram a Superintendência pedir a reforma e reabertura do mesmo, porém, só agora no Governo de Erivaldo Carvalho as ações começaram ser efetivadas, primeiro com o anúncio da reforma do imóvel em 17 de janeiro deste ano, (relembre).
A Prefeitura montou uma estrutura em frente ao banco para marcar o grande momento que contou com a presença, além do prefeito Erivaldo, a vice Rosimeire Queiroz, presidente da Câmara, Marivaldo Oliveira, vereadores: Marcos da Padaria, Vadinho do Marí e Neguinho. Gerente do Banco, Araquém Xavier, Everaldo Carvalho, prefeito do Município de Macururé-BA, ele que é irmão de Doutor Erivaldo como é conhecido o gestor nordestinense e secretários.
O prefeito não escondeu a satisfação de estar realizando em seu governo a reabertura do Banco do Brasil, ele que esteve em Brasília no meio da semana na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), segundo ele, fecha a semana com chave de ouro pelas conquistas.
Ainda sobre o banco ele disse que considera um grande passo a reabertura, porém, os correntistas inicialmente vão poder realizar praticamente todas as transações e contar com a presença física do gerente e funcionários, só que neste primeiro momento não terá numerários (dinheiro nos terminais eletrônicos) vai precisar de pelo menos 3 meses para implantar novos caixas.
Everaldo ressaltou o trabalho de Erivaldo que segundo ele a missão de reabrir banco não é fácil, citou inclusive a luta dele e demais lideranças para a reabertura do Bradesco de Macururé que está sem operacionar desde 2010.
Após os discursos no palco as autoridades e população foi para frente da agência onde foi descerrado a fita e todos puderam conhecer as novas instalações do banco.
O prefeito em entrevista ao Calila Notícias explicou como deve funcionar o banco neste primeiro momento, os novos caixas que vão chegar com o sistema moderno de depósito com dinheiro direto na conta e a importância do comércio local na movimentação diária – Ouça
O gerente Araquém Xavier confirmou o que disse o prefeito, segundo ele, os clientes já tinham ciência de que neste primeiro momento não haveria numerário, mas que poderão abrir contas, revalidar senha, prova de vida, entre outros serviços.
O Banco do Brasil de Valente distante 100 km de Nordestina também sofreu ataque e vinha funcionando sem numerário, mas há duas semanas os correntistas já realizam depósitos e saques, o mesmo deverá ocorrer em Nordestina em breve.