O Corinthians interrompeu a série invicta de 9 jogos do Bahia na noite deste sábado, 21, no Itaquerão quando venceu o duelo por 2 a 1. O jogo foi bastante movimentado do início ao fim, mas acabou sendo marcado por polêmicas quando o VAR entrou em ação em três oportunidades, duas delas o juiz marcou um pênalti para cada lado.
O jogo
O Corinthians começou melhor e, com oito minutos, mandou duas bolas na trave do Bahia, em duas jogadas envolvendo Pedrinho pela direita – Clayson e Sornoza acertaram o poste adversário. O time visitante, passado o susto inicial, conseguiu se equilibrar em campo e passou a também atacar o adversário. Em duas jogadas com a velocidade de Élber, o Bahia quase saiu na frente: um chute por cima do gol e depois uma arrancada que resultou em queda na área. Na opinião do comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira, foi pênalti de Ralf no lance.
O árbitro Dewson Freitas mandou seguir, reviu o lance na cabine do VAR e manteve a decisão de não dar pênalti. Pouco depois, Ralf foi ao ataque e mandou o cruzamento, mas a bola bateu no braço de Juninho, zagueiro do Bahia. Dewson, novamente, mandou seguir, mas depois reviu no monitor e marcou o pênalti. Vagner Love cobrou e fez.
Segundo tempo
O Bahia começou o segundo tempo como dono da bola, avançando gradativamente em campo, tentando encaixotar o Corinthians em seu campo de defesa – enquanto o Timão parecia à espreita de um contra-ataque para chegar ao segundo gol. Em um dos ataques, o Tricolor pediu pênalti de Clayson em Gregore, e a arbitragem, após consulta ao VAR, marcou. Gilberto cobrou e empatou o jogo.
Fábio Carille prontamente chamou Jadson (e sacou Ramiro) para tentar retomar a liderança no placar. E deu certo. Quatro minutos depois, aos 29, Clayson recebeu lançamento, ganhou a dividida com Nino Paraíba e viu a bola, chorada, entrar no gol do Bahia, garantindo a vitória corintiana.
A derrota do Bahia custou a queda de uma posição na tabela, trocou a sétima para a oitava posição, isto porque no jogo das 21h o Grêmio venceu o Santos na Vila Belmiro por 3 a 0. O Tricolor gaúcho chegou aos mesmos 31 pontos do Bahia, mas tem uma vitória a mais.
O jogo foi válido pela 20ª rodada do Brasileirão que representou a abertura do segundo turno. Na próxima quarta-feira o Bahia recebe o Botafogo na Arena Fonte Nova para ir em busca da reabilitação.
CN | Globo Esporte